Festival de Brasilia 2016

Filmes vencedores do Festival de Brasília serão exibidos hoje no Cine Brasília

Os longas 'A cidade onde envelheço' e 'Catadores de história' estarão em exibição gratuita no local

postado em 28/09/2016 10:59
Os longas 'A cidade onde envelheço' e 'Catadores de história' estarão em exibição gratuita no local

Os longas-metragens A cidade onde envelheço, de Marilia Rocha, e Catadores de histórias, de Tânia Quaresma, vencedores da categoria de melhor filme do júri oficial das mostras competitiva e Brasília, respectivamente, serão exibidos, nesta quarta-feira (28/9), no Cine Brasília, na Asa Sul.

[VIDEO1]

A primeira sessão será às 19h, do vencedor da Mostra Brasília. Já a segunda será às 21h, com o ganhador da mostra competitiva. Ambas têm entrada franca.

Confira crítica do longa vencedor da mostra competitiva


A cidade onde envelheço ###

Ricardo Daehn

Cercando mulheres numa condição de vida muito mais farta do que as retratadas no documentário A falta que me faz (2009), a diretora Marília Rocha não descarta o clima de suavidade, numa marca que vem desde Aboio (2005), capaz de amortecer o registro do dia a dia no sertão. Goiana radicada em Minas Gerais, Marília Rocha, no mais recente longa, intermedeia as relações entre as quase balzaquianas Teresa (Elizabete Francisca) e Francisca (Francisca Manuel), portuguesas encaminhadas, por diferentes destinos, ao Brasil.

;Aqui, as pessoas quebram as regras toda hora; é uma das coordenadas escutadas por Teresa, nos primeiros passos pelo país que lhe oferta coisas novas como rapé. Nos floridos figurinos criados por Thaís de Campos, Teresa acusa o desprendimento crescente em relação a Lisboa. A intensidade de sua vida aponta para a serenidade impressa no roteiro solto (frouxo, na verdade), a cargo de Rocha, Thaís Fujinaga e do estreante João Dumans. Ainda longe das marcas do tempo, as personagens têm uma página em branco pela frente. Fartas de fado, na inter-relação (algo brumosa), as moças, ao menos temporariamente, trocam o disco. A diretora capta momentos ternos que envolvem a dupla, bem como o alargamento de perspectivas das protagonistas e a modulação de sentimentos que vivem. A cidade onde envelheço, entretanto, não se concretiza por completo, pendendo para um esboço.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação