Festival de Brasilia 2017

Homenagem a Jean Claude Bernadet é um dos destaques do Festival de Cinema

Reverência acontecerá nesta quinta-feira (21), no Cine Brasília

postado em 21/09/2017 12:45
Jean-Claude Bernadet , durante Abertura do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Da extensa programação da 50; edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro a ser desenvolvidanesta quinta-feira (21/9), destaca-se a homenagem a Jean Claude Bernadet às 19h, no Cine Brasília com o lançamento do livro Bernadet 80 -- Impacto e Influência no Cinema Brasileiro, assinado por Orlando Margarido e Ivonete Pinto. A obra traz artigos de profissionais de diferentes áreas do cinema sobre a produção do pensador, roteirista, crítico, diretor e ator.

O belga Jean-Claude Bernadet passou a infância em Paris e adolescente veio morar com a família no Brasil. Em 1964 naturalizou-se brasileiro e no ano seguinte, a convite de Paulo Emílio Sales Gomes fez parte da equipe que criou o curso de cinema na Universidade de Brasília. Aqui ficou por algum tempo, até radicar-se em São Paulo, onde tornou-se doutor em artes pela ECA (Escola de Comunicações e arte) da USP. Sua ligação com a cinematografia é total, pois já atuou como ator, roteirista e diretor de 18 filmes, entre eles Brasília: Contradições de uma cidade nova, de Joaquim Pedro de Andrade.
[SAIBAMAIS]
Autor de mais de 20 livros, que focalizam aspectos diversos da chamada sétima arte e um deles, Brasil em tempo de cinema, lançado em 1967 é tido como referência nessa área. ;Escrevi este livro logo depois da crise na Universidade de Brasília, que resultou, inclusive no fechamento do curso de cinema. Terminei a tempo de lançá-lo em 1965 durante a 1; Semana do Cinema Brasileira, que deu origem ao Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O lançamento foi no Teatro da Escola Parque. Vivi ali meu grande momento na história do festival;, lembra. ;Depois sairia pela editora Civilização Brasileira;, acrescenta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação