Alexandre de Paula
postado em 23/09/2017 22:21
O sábado (23/9) marcou o encerramento da Mostra Competitiva da 50; edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O curta paulista A passagem do cometa e o longa mineiro Arábia encerraram a programação da noite.
Com sala cheia, as sessões, no Cine Brasília, foram apresentadas pela atriz e diretora Juliana Drummond e pelo cantor André González.
A passagem do cometa, de Juliana Rojas, retrata a espera da passagem do cometa Halley dentro de uma clínica de abortos clandestina na década de 1980.
A diretora não pôde comparecer e foi representada pela equipe da produção, completamente feminina. O filme faz parte de uma série com seis curtas chamada.
"Tenho acompanhado o festival à distância e fico muito contente de ler sobre debates muito importantes que aconteceram nesta edição. Espero que nosso filme seja sentido e comentado também", disse, por meio de comunicado lido pela equipe, a diretora.
Em Arábia, de Affonso Uchoa e João Dumans, um jovem encontra em uma fábrica de alumínio o diário de um trabalhador que morreu em um acidente.
A equipe criticou a Reforma Trabalhista e dedicou a exibição do longa a toda classe trabalhadora brasileira.
No domingo, a partir das 18h30, será exibido Abaixo a gravidade, de Edgard Navarro. Depois, ocorre a cerimônia de premiação.