Fim de Ano 2012

Veja dicas de decoração para deixar sua ceia ainda mais bonita para o Natal

postado em 21/12/2012 15:25

Para decorar a ceia, é preciso se organizar. Na mesa, tanto os elementos do inverno europeu quanto os objetos mais tropicais estão liberados. O que não pode faltar é o clima de confraternização

A mesa da ceia é fundamental como item acolhedor. Portanto, não menospreze a decoração

Chega o Natal, a árvore está pronta e a casa, arrumada. Mas, e a mesa da ceia? Uma bonita mesa já é tradição e faz parte do imaginário de tudo aquilo que envolve o Natal: família reunida, renovação de laços e esperança. Ela também ganha importância por representar uma fator de união familiar. Afinal, é em torno dela que todos se confraternizam e passam juntos uma das horas mais importantes do Natal.

De acordo com o decorador Eliton Brandão, a decoração da ceia deve combinar inclusive com os móveis da casa ou, então, causar efeito de contraste de estilos. "Um bom toque de modernidade à decoração mais tradicional é deixar a mesa sem toalha, apenas com o suplá", comenta. Suplá é o nome que se dá ao suporte que fica embaixo do prato. Ele pode ser de louça, metal ou plástico.

Brandão ressalta que, normalmente, as pessoas já vão preparadas para encontrar muito vermelho, verde e dourado. Apesar de se ter mais liberdade na hora de decorar a mesa, essas são as cores mais tradicionais e, na opinião do profissional, mais elegantes.

O vermelho, verde e dourado dão um ar elegante e sofisticado à decoração. Quando escolher os objetos, tente combiná-los com a árvore de Natal

Se a escolha for uma decoração com estilo europeu, pode-se abusar de galhinhos e flores de pinheiro, folhas de pinho, bolas de Natal e dourado velho em cima da mesa. Como complemento, frutas secas e cristalizadas, além de frutas oleaginosas como nozes e avelãs.

Um cuidado especial a ser tomado é de não tampar a visão das pessoas com a decoração para que possam conversar e usufruir o momento. Portanto, principalmente no meio da mesa, não coloque objetos altos ou volumosos demais.

Veja outras mesas prontas para a ceia (Galeria de fotos):

Decoração por Silvana Andrade

Decoração por Kelly Carvalho

Decoração por Silvana Andrade

Decoração por Kelly Carvalho

Velas também são sempre muito bem-vindas. Além de iluminarem o ambiente, dão a conotação de cerimônia representando reconhecimento pelo ano que se passou, introspecção e religiosidade. O costume de se utilizá-las no Natal surgiu quando cristãos colocavam velas na janela de casa para indicar que ali era celebrado o nascimento de Jesus.

Para a disposição do aparelho de jantar, é necessário planejamento, pois a mesa precisa ser prática, bonita e fácil de limpar. Ainda, deve estar ligada ao que se vai comer.

Para arrumar o posicionamento dos pratos e talhares, é preciso saber qual o jantar a ser servido

Apenas os talheres que realmente serão utilizados durante o jantar deverão ficar em cima da mesa, sempre os posicionando de fora para dentro de acordo com a ordem dos pratos a serem servidos. Os pratos devem ser posicionados com os menores %u2013 e primeiros a serem usados %u2013 em cima dos maiores. O copo para água e vinho deve ser mais %u2018gordinho%u2019 e fica mais na frente dos copos restantes, menores para outras bebidas. Não se deve esquecer, é claro, da taça especialmente para o champagne.

Ceia com toque tropical

Para a decoração da ceia, não é preciso ficar preso à tradição do verde, vermelho e dourado bem como de objetos que remetam ao inverno do hemisfério norte. Para tanto, uma ótima opção é utilizar frutas e legumes em cima da mesa. Podem ser usados, para citar alguns, melancia, abacate, berinjela, abóbora, mamão, carambola, manga, acerola e goiaba.

Frutas esculpidas são uma opção para tropicalizar a mesa da ceia de Natal

Além de darem ao ambiente mais brasilidade, podem ajudar o bolso de quem quer economizar. Esse tipo de decoração se adapta facilmente em diversos ambientes e chama a atenção devido às cores e contrastes que cria. Os diferentes tons e as combinações alegram a mesa e, inclusive, estimulam o apetite com uma alimentação mais balanceada.

O chefe de cozinha Diego Koppe realiza esculturas em frutas e legumes há quatro anos seguindo a tradição tailandesa Para o chefe de cozinha Diego Koppe, a fim de um toque a mais, frutas e legumes podem ser até esculpidos. A arte surgiu há cerca de dois mil anos na China para decorar eventos e grandes celebrações. Ele esculpe flores, com faca própria para a função, nos vegetais seguindo a tradição tailandesa, derivada da chinesa. %u201CÉ maravilhoso para fugir da mesmice. Nossos enfeites da mesa não precisam ser europeus. Não temos pinheiros no Centro-Oeste%u201D, argumenta.


Uma melancia, por exemplo, leva de 40 minutos a uma hora para ficar pronta. Ela pode ser consumida normalmente após o trabalho e pode durar até sete dias se conservada na geladeira.

Quer decorar a comida no prato e não sabe como? Use flores comestíveis. Elas já vêm prontas e podem colorir os pratos, inclusive a rabanada. Um dos tipos mais utilizados é o brinco de princesa.

Lembre-se que, para o prazer à mesa, o visual faz toda a diferença. Desta maneira, é só desfrutar da ceia com os familiares e amigos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação