Agência France-Presse
postado em 21/01/2010 16:53
As autoridades haitianas estão retomando o controle da situação, nove dias após o terremoto que devastou o país, afirmou nesta quinta-feira o presidente René Préval, destacando que a ajuda internacional está se organizando.
[SAIBAMAIS]"É difícil atuar como trabalhávamos no passado, mas estamos retomando o controle", declarou Préval a jornalistas. "A ajuda está se organizando, e vai continuar melhorando", acrescentou.
Questionado sobre as críticas proferidas contra a falta de reação de seu governo após o terremoto de 12 de janeiro, o dirigente haitiano disse que "acabamos de sofrer uma catástrofe que teria abalado profundamente qualquer país".
"A Presidência caiu, o Parlamento caiu, o Palácio de Justiça caiu, muitos ministérios e repartições administrativas caíram, com todos os documentos que estavam dentro", justificou Préval.
O presidente garantiu, porém, que o país está voltando à normalidade, em meio às ruínas.
"A população já constatou que recuperamos 70 mil mortos. Os postos de gasolina começaram a ser reabastecidos, e os bancos reabriram hoje", afirmou.
Sobre os problemas registrados no transporte da ajuda humanitária, e no sobrecarregado aeroporto de Porto Príncipe, Préval sentenciou que "o mais importante hoje é a coordenação".
Criticado por não aparecer com frequência nas ruas de Porto Príncipe, o presidente declarou ter circulado pela capital na noite de 12 de janeiro, logo após o terremoto, para avaliar os danos. "Fiz outras visitas nos dias seguintes, mas a prioridade é organizar os socorros", defendeu-se.