Agência France-Presse
postado em 21/01/2010 19:25
Um contingente militar de mais de 4 mil soltados norte-americanos chega sábado ao Haiti, segundo informação divulgada nesta quinta-feira pelo Pentágono.
"Sua chegada está prevista para o dia 23 de janeiro" disse à AFP Lisa Clark, do comando das forças navais norte-americanas, em referência a uma unidade de intervenção anfíbia baseada em Nassau e ao 24 Corpo Expedicionário da Marinha, que deixaram a Carolina do Norte na quarta-feira à noite.
[SAIBAMAIS]O novo contingente tem como missão apoiar os esforços de assistência aos haitianos, que precisam desesperadamente de água, comida e atendimento médico oito dias após o terremoto, explicou um representante da segunda frota.
A unidade anfíbia permitirá melhorar de maneira significativa a provisão de material humanitário e os marinheiros participarão das operações de segurança para a entrega de ajuda, acrescentou.
Com três barcos e helicópteros, os reforços incluem, também, um corpo médico.
Essas tropas adicionais elevarão a 20 o número de navios norte-americanos na área. Um porta-aviões nuclear, que fornece aos haitianos um dos recursos mais necessários - água potável, produzida em grande quantidade a bordo - e um navio-hospital já estão no local.