Haiti

Pais exigem devolução de filhos haitianos envolvidos em caso de suposto sequestro

Agência France-Presse
postado em 02/02/2010 14:52
As 33 crianças que uma organização cristã norte-americana tentou retirar ilegalmente do Haiti após o terremoto de 12 de janeiro estão sendo devolvidas as suas famílias, informou nesta terça-feira (2/2) a associação norte-americana, que agora está encarregada delas.

As crianças foram recolhidas no Haiti na semana passada por membros do grupo batista com sede em Idaho New Life Children;s Refuge, que tentou passar com elas pela fronteira com a República Dominicana, onde construiriam em orfanato.

Mas algumas crianças menores não são órfãs.

"Os pais vêm agora exigir a devolução de seus filhos", disse à rede NBC Heather Paul, presidente da organização SOS Children;s Village dos Estados Unidos. "Ouvimos muitas (crianças) dizerem que tinham pais", acrescentou.

[SAIBAMAIS]A Polícia deteve cinco homens e cinco mulheres com passaportes norte-americanos, assim como dois haitianos, que na sexta-feira passada tentavam chegar à vizinha República Dominicana com as crianças, que têm entre dois meses e 14 anos de idade.

O caso foi revelado quando as autoridades de Porto Príncipe expressaram a sua preocupação pelo risco de algumas crianças haitianas se tornarem vítimas de traficantes de pessoas ou serem identificadas erroneamente como órfãs.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação