Haiti

Começa em Quito reunião da Unasul para definir ajuda ao Haiti

Agência France-Presse
postado em 09/02/2010 15:51

QUITO - A cúpula extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) teve início nesta terça-feira em Quito para definir a ajuda da região para a reconstruçãod o Haiti, depois do devastador terremoto do dia 12 de janeiro.

O presidente do Equador e pro tempore do organismo, Rafael Correa, abriu a reunião, da qual participam os presidentes da Colômbia, Alvaro Uribe, do Paraguai, Fernando Lugo, e do Peru, Alan García, além do vice-presidente da Bolívia, Alvaro García, e de chanceleres e representantes de Brasil, Argentina, Chile, Guiana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

O presidente haitiano, René Preval também estará presente, assim como delegados da República Dominicana, da Organização de Estados Americanos (OEA) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em seu discurso inaugural, Correa destacou que Preval é um "convidado de honra" na cúpula, na qual serão discutidas as prioridades do Haiti para sua reconstrução após o tremor, que deixou pelo menos 200.000 mortos, mais de 4.000 amputados, 300.000 feridos e dezenas de milhaes de desabrigados, segundo dados oficiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação