Agência France-Presse
postado em 15/02/2010 20:44
O Canadá se dispôs a financiar a construção de uma sede provisória para o governo haitiano, anunciou nesta segunda-feira em Porto Príncipe o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, que faz uma visita de dois dias ao país caribenho.
Harper se reuniu nesta segunda-feira com o presidente, haitiano, René Préval e com o primeiro-ministro, Jean-Max Bellerive.
Composta de compartimentos modulares semi-permanentes, a "base administrativa temporária" será totalmente equipada pelo Canadá, de móveis, computadores e sistemas de comunicação ao fornecimento de água e à climatização.
Durante um período, que pode chegar a um ano, os ministérios haitianos ficarão abrigados na sede provisória, o que permitirá ao governo manter um centro de operações centralizado. O terremoto destruiu ou causou graves danos à maioria dos prédios oficiais.
O investimento total será de 12 milhões de dólares canadenses (11,3 milhões de dólares), e as obras começarão assim que o governo haitiano definir o local mais apropriado para a construção. O Canadá, onde vive uma comunidade de mais de 100.000 haitianos, é o segundo maior doador internacional do Haiti depois dos Estados Unidos.