Hebe Camargo

Corpo de Hebe será enterrado às 10h30 deste domingo no cemitério do Gethsemani

postado em 30/09/2012 07:58

>> Priscilla de Oliveira

São Paulo e Brasília ; A televisão brasileira vive um fim de semana acabrunhado e sem graça. É que a dona da gargalhada mais aconchegante da telinha, que conquistou o carinho de famosos e anônimos, partiu, deixando tristes os milhares de fãs. Eterna rainha da tevê e amiga íntima de milhões de brasileiros há seis décadas, a apresentadora Hebe Camargo morreu aos 83 anos, na madrugada de ontem, em sua casa no bairro do Morumbi, na capital paulista, depois de uma parada cardíaca. O velório começou ontem à noite no Palácio dos Bandeirantes, a sede do governo estadual. O sepultamento está marcado para as 10h30 de hoje, no cemitério Gethsemani.

Familiares e fãs começaram a se despedir da apresentadora às 19h de ontem. Depois de uma cerimônia restrita aos parentes, o público teve o acesso franqueado ao Palácio dos Bandeirantes uma hora depois. O velório seria realizado durante toda a madrugada. ;Ela era uma pessoa simples, o símbolo do Brasil. Vai ficar para sempre no meu coração;, disse o cantor Roberto Carlos, um dos primeiros a chegar ao velório.

Hebe fazia um tratamento contra o câncer, diagnosticado no peritônio (membrana que reveste o aparelho digestivo), desde janeiro de 2010. Dois meses após a descoberta do tumor, em março de 2010, Hebe foi internada durante 12 dias para remoção de nódulos e começo do tratamento quimioterápico. A terapia continuou no ano seguinte, forçando a apresentadora a usar perucas novamente ; uma condição que ela aceitou, claro, com sorrisos e declarações otimistas. Em 2012, os problemas de saúde se tornaram ainda mais frequentes.

Em março, passou por uma cirurgia de emergência para a retirada de um tumor que causava obstrução intestinal. Em junho, outra urgência, numa intervenção às pressas para remoção da vesícula. As cirurgias inspiraram exames de rotina em julho. Mês passado, suspeitas de anemia e desconforto abdominal provocaram a internação de Hebe durante 13 dias no hospital Albert Einstein, para tratamento de suporte metabólico.

A volta ao SBT
Na última quinta-feira, o SBT havia anunciado o retorno da apresentadora à emissora. Seu último programa inédito, exibido pela Rede TV, foi ao ar em 19 de junho. Nascida em Taubaté (SP), município a 130km da capital paulista, a morena convertida ao brilho do loiro construiu uma carreira pioneira, iniciada com as primeiras transmissões televisivas no país.

Até a metade dos anos 1980, passou pelos principais canais, até chegar ao SBT, onde se sentia mais à vontade e desejava encerrar a carreira. Sem deixar de lado a música ; gravou discos e coletâneas ao longo dos anos ;, Hebe se tornou um patrimônio da cultura televisiva nacional. Deixou o canal em dezembro de 2010 e migrou para a Rede TV, onde comandou programa até setembro deste ano. A morte de Hebe motivou intensa repercussão entre artistas, amigos e admiradores (leia ao lado).

Descontraída, irreverente e com um estilo inconfundível, a apresentadora sempre recebia seus convidados com um selinho, o que levou muitos famosos a postarem suas fotos beijando a apresentadora. O ator Reynaldo Gianecchini, a apresentadora de TV Ana Hickmann e o apresentador do programa Pânico Rodrigo Scarpa, mais conhecido como o repórter Vesgo, foram alguns dos famosos que publicaram imagens com a apresentadora no Twitter. Em seu Facebook, o apresentador Luciano Huck postou uma foto com ele, a mulher, Angélica, e Hebe: a imagem foi ;curtida; por mais de 200 mil usuários e ultrapassou 20 mil compartilhamentos. Em nota, a presidente Dilma Rousseff também lamentou a morte da apresentadora: ;Milhares de fãs em todo o Brasil perdem hoje a alegria de Hebe, uma grande artista;.

;Eu não tenho solidão. Sou feliz comigo;
;O bom da morte é que a gente nunca sabe quando ela vem;
;Não sinto o peso do tempo, não me sinto uma mulher velha. Diria até que sou uma velhinha sem vergonha;
;Eu só penso e atraio coisas boas;
;Quando você for brindar com um homem, olhe bem nos olhos dele, senão você vai ficar sete anos sem transar;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação