Hebe Camargo

Carreira de Hebe inclui momentos polêmicos, como apoio a Paulo Maluf

postado em 30/09/2012 08:08
Nascida no Dia Internacional da Mulher, Hebe Camargo tornou-se um ícone na história da televisão brasileira. A paulista foi a primeira a comandar um programa voltado ao público feminino, com O mundo é das mulheres, em 1955. Sua trajetória na tevê foi marcada por passagens na Record, Bandeirantes, SBT e Rede TV. Apesar do sucesso como apresentadora ter acontecido na Record, foi na emissora de Sílvio Santos que ela se destacou como a ;rainha da tevê brasileira;.

A carreira no mundo artístico começou no início da década de 1940, no interior de São Paulo. Com a irmã, Stella Monteiro de Camargo Reis, formou a dupla Rosalinda e Florisbela que, mais tarde, transformou-se no quarteto Dó-Ré-Mi-Fá, ao lado das primas Helena e Maria. Depois do rádio, vieram a tevê e o cinema. Nas telonas, Hebe atuou em Quase no céu (1949); Liana, a pecadora (1951) e Zé do periquito (1960). Seu último trabalho, em 2009, foi no longa-metragem infantil Xuxa em o mistério de Feiurinha, no qual interpretou a Rainha Mãe.

Por trás dos holofotes, Hebe teve envolvimento forte com a política. A estreia na Rede TV, em 15 de março de 2011, se deu com uma entrevista histórica. Durante 50 minutos, ela conversou com a presidente Dilma Rousseff. Na plateia, alguns dos assentos eram ocupados por tucanos, como Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, e José Serra, ex-governador e hoje candidato à prefeitura do estado.

Em campanhas de Paulo Maluf, ela subiu no palanque para apoiá-lo. Depois, quando decidiu não mais se filiar a candidaturas, afastou-se do político. Em entrevista à revista Veja, há sete anos, disse não se lembrar em quem havia votado. ;Acho que foi no (José) Serra;, desconversou. Sobre Lula, não poupou críticas aos escândalos do PT e aos programas sociais do primeiro mandato do ex-presidente, como o Fome Zero. ;Toda vez que ele quer se justificar, fala do ex-presidente Fernando Henrique;, espetou.

A língua afiada lhe rendeu polêmicas. Em março de 1994, Hebe pediu ao vivo o fechamento do Legislativo e disse que o plenário era composto por ;ladrões, vagabundos e irresponsáveis;. O então presidente da Câmara, Inocêncio Oliveira (PFL-PE), declarou que a apresentadora seria processada ;pelas mentiras e calúnias contra o Congresso;. Um ano depois, o programa do SBT passou a ser gravado. A decisão foi imposta depois de Hebe mostrar ao telespectadores um bolo verde e amarelo, com moscas em cima e, em cada uma delas, plaquinhas com nomes de parlamentares da época.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação