postado em 25/02/2013 08:43
A proximidade do período de declaração do imposto de renda já deixa os contribuintes em alerta. É época de reunir toda a documentação referente às despesas e receitas de 2012 e ter atenção redobrada no preenchimento do formulário, sob o risco de cair na malha fina. Apesar do prazo de mais de dois meses para a entrega da declaração, no entanto, muitos dos contribuintes deixam para a última hora e acabam sem tempo e cheios de dúvidas.É o caso da secretária Nádia Figueiredo, 31 anos, e da auditora Mrogana Franco, 25. ;A gente fica adiando, enrolando, e quando vê já está no limite do prazo de entrega;, afirma Morgana. Segundo Nádia, parte da culpa pelo adiamento vem da dificuldade em preencher o questionário, considerado confuso. ;As questões não são claras, principalmente na parte de imóveis. Aí eu respondo o que eu acho que é;, diz.
Amerson Magalhães, diretor do Easynvest, da Título Corretora, enfatiza que deixar o preenchimento para a última hora pode resultar em dores de cabeça. ;Sempre podem existir dúvidas ou o contribuinte pode perceber que não tem as informações necessárias. Então, quanto antes a pessoa começar a preparar a declaração, mais tempo vai ter para resolver esses questionamentos e correr atrás de um eventual documento que não tenha em mãos;, diz.
O assistente financeiro Mutahi Matos, 34, já aprendeu que não pode deixar para declarar os bens em cima da hora. ;Sempre surge uma dúvida e a gente tem que correr atrás da resposta;, afirma. Para ele, a principal dificuldade está nos documentos necessários e na interpretação dos informes de rendimentos enviados por empresas. ;As informações são confusas e eu nunca sei quais são exatamente os bens que tenho que declarar;, reclama.