Imposto de Renda 2013

Coluna do Correio ajudará a esclarecer as dúvidas dos contribuintes

postado em 25/02/2013 09:19
Na próxima sexta-feira, 1; de março, estreia no Correio uma coluna diária com explicações a todas as dúvidas dos contribuintes sobre o Imposto de Renda (IR), graças a uma parceria entre o jornal e o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional). Os leitores interessados em solucionar suas dúvidas devem enviá-las para o endereço eletrônico economia.df@dabr.com.br. E, a partir de hoje à tarde, entrará no ar um hotsite especialmente dedicado a informações sobre o IR (http://correiobraziliense/especiaisimposto-de-renda-2013/). Além da coluna com as respostas, a página terá notícias sobre o tema e chat com especialistas.

Mesmo para quem já está acostumado a fazer a declaração, é importante estar bem informado sobre as novidades e dedicar muita atenção ao processo. No preenchimento do formulário, os especialistas recomendam cuidado redobrado, sobretudo na seção dos rendimentos tributáveis, que são conferidos com extremo rigor pela Receita. ;Qualquer tipo de erro, um dígito trocado, por exemplo, pode fazer com que o contribuinte caia na malha fina;, afirma o diretor executivo da Confirp Contabilidade, Richard Domingos.

É necessária atenção também no momento de declarar os dependentes: além das despesas para o abatimento no imposto, é preciso informar as receitas de cada um, o que obriga o declarante a reunir toda a documentação de cada um dos dependentes.

Apesar de o sistema do IR ser autoexplicativo e indicar ao contribuinte qual é o melhor formulário (simplificado ou completo) a ser utilizado, o especialista enfatiza que toda cautela é pouca. ;É importante ficar atento ao que o programa vai recomendar e, no fim, quando tiver com tudo preenchido, mostrar a alguém que já tenha declarado o imposto anteriormente para garantir que está tudo certo;, conclui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação