Imposto de Renda 2013

Quem ainda não entregou a declaração corre risco de pagar multa por atraso

Prazo para quitar os eventuais impostos devidos também se encerra em 10 dias

postado em 21/04/2013 08:07
O prazo para entregar a Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física está na reta final e cerca de 13,8 milhões de contribuintes ainda não prestaram contas ao Leão. Quem tem impostos a pagar deve redobrar a atenção: tanto a primeira parcela quanto a cota única vencem em 30 de abril, último dia para envio do documento. Quem se atrasar vai pagar multa.

Segundo os especialistas, fazer a declaração em cima da hora tem os seus riscos. Um eventual congestionamento do sistema pode fazer com que o cidadão não consiga entregar o documento a tempo, o que acarreta multa mínima de R$ 165,74, além de adicional de 1% ao mês, limitado a 20% do total de imposto devido.

O vendedor Carlos Henrique Lemos, 41 anos, conta com a sorte para não deixar a desorganização prejudicá-lo. Ele está no grupo dos que gostam da adrenalina provocada por fortes emoções: %u201CTeve um ano no qual quase perdi o prazo. Só consegui enviar às 23h58 do último dia. Foi sorte%u201D, lembra. E ao que tudo indica, a história deve se repetir. Segundo Lemos, a procura dos documentos que faltam para complementar a declaração ainda nem começou. %u201CSei tudo que preciso, só falta achar%u201D, brinca.

Prazo para quitar os eventuais impostos devidos também se encerra em 10 dias

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação