Brasília receberá mais plantas para embelezá-la. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) plantou cerca de mil mudas que devem florescer nos próximos 10 anos. Muitas delas pelas mãos do Jovem Aprendiz ; programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que une ensino formal com cursos de qualificação. Um dos participantes é Bruno Santiago, 16 anos, morador de Ceilândia, que trabalha pelas manhãs no viveiro da empresa e, à tarde, estuda. Ele e mais 24 colegas auxiliam na plantação de ipês e outras mudas. ;Além de aproveitar o tempo e receber salário, estamos contribuindo para a natureza;, diz o garoto, que tem vontade de ser policial.
Como característica principal, a planta tem uma capacidade de enfrentar a seca, ao cobrir sua copa e florescer. Esse sistema de reprodução evita a competição de polinizadores com outras espécies que possuem flores de outras tonalidades.
De acordo com Rômulo Ervilha, diretor do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, a capital federal tem, atualmente, 150 mil mudas de árvores desse tipo. Desde 1970, elas são plantadas na cidade. ;Existem três tipos de ipês-amarelos. Eles são especiais e podem florescer de acordo com a luminosidade, a temperatura, a altura e os nutrientes do solo, inclusive durante a seca;, explica.
Além da função de paisagismo, a planta possui uma madeira pesada, usada na construção civil e na fabricação de móveis e o seu metro cúbico pode custar até R$ 1,5 mil.