Jornada Mundial da Juventude

Protestos organizados durante estadia do papa preocupam autoridades

Francisco chega hoje ao Brasil e encontrará políticos preocupados com as manifestações previstas para esta semana no Rio de Janeiro, um cenário bem diferente da época em que o Brasil foi escolhido para sediar grandes eventos

postado em 22/07/2013 04:00

Papa Francisco (E) olha através da janela de helicóptero antes de embarcar em avião no aeroporto de Fiumicino, em Roma
O papa Francisco desembarca hoje no Brasil e já terá pela frente, além dos fiéis que o aguardam em desfile por carro aberto pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro, manifestações contrárias às políticas públicas brasileiras sob o lema: ;Papa, veja como somos tratados;. O pontífice saiu de Roma nesta segunda-feira (22/7) pouco antes das 9h (4h de Brasília). Fiel a reputação de simplicidade, chegou ao avião carregando ele mesmo a bagagem de mão, uma maleta preta. "Chego ao Rio em algumas horas e meu coração está cheio de alegria porque em breve estarei com vocês para celebrar a XXVIII JMJ", a Jornada Mundial da Juventude, escreveu o papa em um tuíte em espanhol antes de iniciar a viagem.


Depois da onda de protestos que atingiu o país principalmente em junho, a euforia e a comemoração pela escolha do Brasil para sediar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, anunciada oficialmente há dois anos, diminuíram, pelo menos para as autoridades brasileiras. A tão esperada viagem do pontífice causa, agora, certa apreensão, principalmente entre os governantes, com o esquema de segurança montado para o evento. A preocupação aumentou basicamente por dois motivos: o registro de depredações de patrimônio público e privado na noite da última quarta-feira no Leblon e em Ipanema, que mostraram mais uma vez a fragilidade do aparato estatal para controle de aglomerações, e a decisão do papa de andar em carro aberto pelas ruas da cidade, sem blindagem.

O próprio general José Abreu, coordenador da segurança das Forças Armadas, admitiu que a ;blindagem nos deixaria mais tranquilos e não é nada agradável para a segurança (não tê-la);. Pouco mais de 7 mil pessoas confirmaram presença nas redes sociais para participar do ;ato na recepção do papa no Palácio Guanabara;, onde o pontífice será saudado pela presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. A concentração será às 18h no Largo do Machado, horário em que as autoridades deverão estar reunidas no palácio. O protesto é principalmente contra os gastos públicos na visita do papa e por um Estado laico.

Protesto ontem à tarde em frente ao Maracanã: nova manifestação marcada para o fim do dia no Rio

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação