O papa Francisco desembarca às 16h na base aérea do Aeroporto Internacional do Galeão e dá início a uma extensa agenda de compromissos. Em sua primeira viagem internacional como líder da Igreja Católica, o pontífice fez questão de deixar a sua marca e mudou o itinerário no país até o último momento para ficar próximo do povo. Francisco deseja ter contato direto com os fiéis já no primeiro dia no Rio de Janeiro, por isso, alterou o roteiro burocrático e incluiu um passeio no papamóvel no Centro da cidade. Ele será recebido pela presidente Dilma Rousseff no Galeão e seguirá de carro fechado até a Catedral Metropolitana. De lá, parte em desfile em carro aberto pelas avenidas do Centro em direção ao Theatro Municipal. Em seguida, do 3; Comando Aéreo Regional (III Comar) vai de helicóptero ao Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, onde será recepcionado pela presidente, pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito Eduardo Paes.
O líder da Igreja Católica terá à sua disposição o maior esquema individual de segurança já montado no Brasil. Pelo menos 17 mil homens farão proteção a Francisco. A partir de hoje, 400 policiais militares seguirão o papa durante todos os deslocamentos. Quarenta vão compor a célula mais próxima ao pontífice, incluindo quatro homens apelidados de ;sombras;, que ficarão dentro do papamóvel. Um esquadrão da Guarda Suíça, com atiradores de elite, também fará parte do staff, além de dois caças e seis navios. Em Aparecida (SP), 5 mil homens das Forças Armadas fizeram ontem uma simulação das ações de segurança.
Amanhã é o único dia que o papa dedicará a compromissos de agenda privada durante a Jornada Mundial da Juventude 2013. Ele ficará na residência do Sumaré, na Zona Norte do Rio, onde receberá líderes religiosos. Na quarta-feira, o chefe da Igreja Católica parte de helicóptero para Aparecida (SP), onde vai desfilar no papamóvel e celebrar a santa missa na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O papa volta ao Rio no fim da tarde e visita o Hospital São Francisco de Assis, na Providência, na Tijuca.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.