Francisco chegou no Theatro Municipal às 17h30, desta segunda-feira (22/7). Ele ficou trinta minutos em pé no papamóvel, cumprimentando os fiéis que estavam no caminho. Depois seguiu em carro fechado para a base do III Comando da Aeronáutica (COMAR) onde pegou o helicópetero, por volta das 17h45, até o Palácio Guanarabara, em Laranjeiras. A presidente Dilma e outras autoridades o aguardavam na sede do governo para uma reunião.
A decolagem ocorreu às 17h50. O tempo de deslocamento foi de aproximadamente cinco minutos. O helicóptero sobrevoou a Baía de Guanabara. O pouso no campo do Fluminense, na Zona Sul do Rio aconteceu com tranquilidade.
Enquanto estava em veículo fechado, o papa manteve o vidro aberto em todos os percursos. Desde o caminho que Francisco fez da Base Aérea do Galeão até o local onde pegou o helicóptero, ele esteve o todo o tempo sorridente, acenou para os fiéis e abençoou crianças. A multidão que se aglomerou nas avenidas do Rio acabou atrapalhando um pouco a segurança do pontífice.