Jornada Mundial da Juventude

Infraestrutura de operadoras de telefonia móvel é reforçada para JMJ

Ao todo foram instaladas cerca de 50 novas antenas, inclusive de quarta geração (4G), além de sistema de conexão sem fio (wi-fi) e do reforço nas redes de fibra ótica para escoamento do tráfego

postado em 22/07/2013 19:18
As operadoras telefonia celular reforçaram suas infraestruturas para atender à demanda da Jornada Mundial da Juventude, que começa na terça-feira (23/7) e vai até domingo (28/7), no Rio de Janeiro. Ao todo foram instaladas cerca de 50 novas antenas, inclusive de quarta geração (4G), além de sistema de conexão sem fio (wi-fi) e do reforço nas redes de fibra ótica para escoamento do tráfego.

Na Praia de Copacabana, onde estão previstos vários eventos, a infraestrutura recebeu reforço com antenas temporárias e instalação de novos pontos de conexão wi-fi. A estrutura montada se assemelha ao reforço na rede feito pelas prestadoras por ocasião das festas de Réveillon, que também concentram um grande número de pessoas.

No Campus Fidei, em Guaratiba, onde o papa Francisco participa de eventos nos dias 27 e 28, teve de ser construída uma infraestrutura nova de telecomunicações, já que no local, por ser desabitado, não existia rede de telefonia móvel. Foram instaladas 18 antenas e dez miniestações rádio base temporárias, com serviços 2G, 3G e 4G, além de pontos de acesso wi-fi. Também foi ampliada a capacidade da rede móvel de Guaratiba, do Recreio dos Bandeirantes, de Santa Cruz e de Sepetiba.

Também houve reforço na infraestrutura na Quinta da Boa Vista, local do Festival da Juventude, e para atendimento aos centros de imprensa no Forte de Copacabana e em Guaratiba. O Palácio Episcopal Morro do Sumaré, onde o papa ficará hospedado, recebeu novas antenas, inclusive com cobertura indoor. Em Aparecida (SP), a infraestrutura também foi reforçada com a instalação de quatro novas antenas temporárias, especialmente na área do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação