Jornada Mundial da Juventude

Primeiro dia de papa no Brasil tem tensão com segurança no trânsito, protestos e discursos

O pontífice disse que "Cristo bota fé nos jovens", em um momento em que jovens têm feito várias manifestações pelo país. Na terça-feira, o líder católico não tem agenda oficial

postado em 22/07/2013 20:22

O pontífice disse que

O papa Francisco reforçou a importância dos jovens para o futuro durante o primeiro compromisso oficial na noite desta segunda-feira (22/7), no Palácio Guanabara. O pontífice veio ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que começa oficialmente na terça-feira (23/7) e termina no domingo (28/7). Durante o dia houve várias manifestações - a maior delas diante da sede do governo estadual. Dois homens foram detidos com material explosivo.

O pontífice disse que

O tom do pronunciamento de Francisco foi humilde e simples. Em português ele disse: "Não tenho ouro nem prata, mas trago o que mais precioso me foi dado: Jesus Cristo. Venho em Seu nome para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração. A paz de Cristo esteja com vocês".

No primeiro dia do pontífice no país, ele falou que "Cristo bota fé nos jovens". Um pronunciamento de extrema importância, em um momento em que os jovens têm feito várias manifestações pelo país. O papa encerrou suas palavras agradecendo o acolhimento. Cerca de 600 pessoas foram convidadas para o evento.

Solo brasileiro
O papa Francisco chegou no Brasil antes do horário previsto. Às 15h45 o avião pousou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Ele foi recebido pela presidente Dilma Rousseff, autoridades, e assistiu a um coral formado por 120 jovens que entoaram louvores.


O pontífice disse que
O pontífice disse que

Logo depois cumprimentou mais algumas pessoas e seguiu em carro fechado para a Catedral Metropolitana, no Centro do Rio. Uma multidão cercou o veículo e tumultuou todo o percurso. Os seguranças tiveram dificuldades para conter o povo que queria ao menos acenar para o pontífice.

No estacionamento da catedral pegou o papamóvel, sem vidros laterais e seguiu para o Theatro Municipal, onde novamente entrou em um carro fechado e foi para o III Comando da Aeronáutica (COMAR). No local o helicóptero o aguardava para levá-lo ao Palácio Guanarabara, sede do governo em Laranjeiras.

O papa, sempre sorridente abençoou pelo menos 10 crianças até chegar a residência oficial em Sumaré.

Descanso
Após 12 horas de voo e quatro horas de compromissos, ao chegar no Centro de Estudos do Sumaré, onde fica a Residêncial oficial Assunção o papa abençoou duas crianças, filhos de um casal que mora no local. O quarto onde ele está hospedado é bem simples, com 45 metros quadrados e um banheiro.


O pontífice disse que


Devem ser celebradas algumas missas na capela de assunção na terça (22/7). Mas não existem compromissos oficiais para a terça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação