postado em 23/07/2013 11:05
O selo comemorativo em homenagem a visita do papa ao Brasil, criado pelo artista gráfico do Correio Braziliense Fernando Lopes, começa a circular nesta terça-feira (23/7), em todo país. Serão emitidos 1,2 milhão de selos, comercializados a R$ 1,80 cada. As peças poderão ser adquiridas pela, pela ou nas agências dos Correios.
O selo traz, em primeiro plano, a imagem do Papa no gesto de emissão de benção. Ao fundo, a representação da vista da Baía de Guanabara e, à esquerda, o monumento do Cristo Redentor, símbolo escolhido para a 28; Edição da Jornada Mundial da Juventude.
As cores verde, azul e amarela, usadas para compor a marca do evento, estão presentes na natureza da cidade e na bandeira brasileira. Acima da bandeira, a logomarca oficial da JMJ Rio2013. Fernando Lopes utilizou a técnica de aquarela sobre papel na confecção da ilustração.
Esse não é o primeiro selo que o desenhista fez para os Correios. Lopes é o autor da homenagem a Ayrton Senna na ocasião da morte do piloto, em 1994. Além disso, ilustrou figuras da literatura brasileira, como Graciliano Ramos, Jorge Amado, Mário de Andrade, Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade.
;O selo é como um monumento. É para sempre, é uma homenagem a quem está sendo retratado. Charges e cartuns têm uma característica mais atual e passageira;, compara Lopes.
[VIDEO1]
O lançamento será realizado na praia de Copacabana após a missa de abertura, que será celebrada às 19h30 pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.