Estado de Minas
postado em 24/07/2013 19:24
Um recém-nascido encontrado numa caixa de papelão em uma rua de Salvador, na Bahia, foi batizado de Francisco em homenagem ao Papa, que até o próximo domingo visita o país por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Segundo informações da Polícia Militar da Bahia, o recém-nascido foi encontrado dentro de uma caixa de sapato na Avenida Afrânio Peixoto, no Bairro de Itacaranha, subúrbio ferroviário da capital baiana. O bebê foi resgatado por militares do Batalhão de Rondas Especiais (Rondesp) da Baía de Todos os Santos, por volta das 20h35 de terça-feira (23/7). A criança havia sido encontrada por moradores da região e ainda estava conectada pelo cordão umbilical.
"Os policiais deram a ele o nome de Francisco em homenagem ao Papa", afirmou o major. O recém-nascido foi encaminhado para o Hospital do Subúrbio, onde foi atendido e o seu estado de saúde considerado bom. "O bebê chamou a atenção da vizinhança, que nos alertou", declarou o major Mattos, que fazia a patrulha do bairro.
Existe a possibilidade de o recém-nascido ser transferido ainda nesta quarta-feira, 24, para a Maternidade Albert Sabin, onde será melhor acompanhado. Posteriormente deverá seguir para o Juizado de Menores, para aguardar a localização de seus responsáveis.
Francisco é o segundo bebê abandonado no subúrbio de Salvador este ano. Em março, outra criança recém-nascida foi encontrada dentro de uma caixa de sapatos em um ponto de ônibus. Ela foi resgatada por uma equipe da Operação Gêmeos, da Polícia Militar, e levado para o Hospital do Subúrbio.
Segundo a Fundação Seade, o número de recém-nascidos registrados com o nome Francisco aumentou 30% no estado de São Paulo, o mais populoso do Brasil, desde a eleição do Papa argentino em meados de março.