postado em 25/07/2013 11:26
Rodeado de milhares de fiéis e sob chuva, o papa Francisco pisou pela primeira vez em uma favela carioca. Na favela Varginha, no Complexo de Manguinhos, o pontífice passou pela aglomeração de pessoas com dificuldade e cumprimentou a todos que pode. No percurso, ele beijou e abençoou vários bebês que foram levados até ele pelos seguranças e tentou ficar o mais próximo possível dos moradores. Ele também escolheu uma casa da comunidade, onde fez uma rápida visita.
Varginha recebe o santo padre para ter a bênção e ouvir o discurso do líder da Igreja Católica. O policiamento é forte desde ontem na região, que ficou conhecida como Faixa de Gaza devido aos constantes conflitos entre polícia e traficantes. O papa deve ir de helicóptero à comunidade da Zona Norte da capital fluminense. Hoje é feriado no Rio.
Mais cedo, o pontífice, abençoou as bandeiras olímpicas e paralímpicas dos jogos de 2016, que serão sediados no Rio de Janeiro. No evento, Francisco recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito Eduardo Paes. Ainda participaram da solenidade o governador Sérgio Cabral e esportistas.
A agenda de Francisco inclui uma reunião com peregrinos argentinos na catedral do Rio e um encontro com jovens na Jornada Mundial da Juventude.
Com agências