Jornal Correio Braziliense

Jornada Mundial da Juventude

Missa de encerramento da JMJ na Praia de Copacabana deve reunir 3 milhões de católicos

A prefeitura da capital fluminense já prevê a ocorrência de transtornos nos deslocamentos dos fiéis por conta do número de participantes do evento

Rio da Janeiro e Brasília ; Um público de 3 milhões de pessoas é esperado hoje na praia de Copacabana para se despedir do papa Francisco, no último dia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A prefeitura da capital fluminense já prevê a ocorrência de transtornos nos deslocamentos dos fiéis por conta do número de participantes do evento.
Para efeito de comparação, a média de público de uma festa de réveillon em Copacabana gira em torno de 1 milhão de pessoas. ;São cinco réveillons em uma semana. Vai ter sempre algum grau de tumulto, mas está cada dia mais organizado;, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).



Os transtornos durante a realização do evento não abateram o ânimo dos peregrinos. Akman Correia Viana, 31 anos, professor de história, viajou de Caxias (MA) acompanhado de mais de 400 pessoas: ;Foi fantástico encontrar com jovens do mundo inteiro aqui, o que mostra que a Igreja está viva. A jornada foi fantástica, o clima no Rio foi maravilhoso, e a missa do papa encerrará com chave de ouro o evento;, disse Viana. Vera Dokshina, russa, estudante universitária, 22 anos, veio de Moscou. ;É uma experiência espiritual fantástica. Trocar conhecimentos com pessoas de outros países é algo maravilhoso;, afirmou a estudante.

Ontem, o trânsito do Centro e da Zona Sul sofreu alterações como preparativo para a caminhada de 9,5 km da JMJ, partindo da Central do Brasil em direção a Copacabana. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, reconheceu os problemas de logística do evento, mas se mostrou otimista com o saldo da Jornada. ;As coisas estão funcionando. Esse aqui é o maior estresse que a cidade poderia sofrer. Nem a Copa do Mundo nem as Olimpíadas vão trazer tanta gente;, afirmou.




A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.