Jornada Mundial da Juventude

Mais de 3 milhões de fiéis assistiram à missa final da JMJ com o Papa

Jovens de 170 países vieram à cidade para participar da 28ª JMJ, cuja missa de encerramento aconteceu na manhã deste domingo na praia de Copacabana

Agência France-Presse
postado em 28/07/2013 13:27
RIO DE JANEIRO - Mais de três milhões de fiéis, a maioria jovens brasileiros e latino-americanos, participaram neste domingo (28/7) da missa final da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, informou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi.

[SAIBAMAIS]Jovens de 170 países vieram à cidade para participar da 28; JMJ, cuja missa de encerramento, celebrada pelo papa Francisco, aconteceu na manhã deste domingo na praia de Copacabana.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, declarou no sábado que aguardava "de 2,5 a 3 milhões de pessoas" para a missa de encerramento, um "recorde histórico na praia".

O pontífice incentivou os jovens católicos para que saiam sem medo de evangelizar, e insistiu que "o Evangelho é para todos, e não apenas para alguns".

"Para onde Jesus nos manda? Não há fronteiras, não há limites: envia-nos para todas as pessoas. O Evangelho é para todos, e não apenas para alguns", disse.

Durante a missa, os peregrinos abriram uma grande bandeira com a imagem do papa Francisco que, aos 76 anos, mostrou uma grande energia durante sua estadia no Rio, seduzindo os participantes da JMJ com seu calor humano e jeito franco de falar.



As presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e da Argentina, Cristina Kirchner, e o presidente da Bolívia, Evo Morales, assistiram à cerimônia, assim como 60 cardeais, 1.500 bispos e 11.000 padres, segundo o Vaticano.

Jovens de 170 países vieram à cidade para participar da 28ª JMJ, cuja missa de encerramento aconteceu na manhã deste domingo na praia de Copacabana

Antes de voltar a Roma, o Papa vai se encontrar com o comitê latino-americano do Conselho Episcopal Latino-Americano (Cepal) e com voluntários que trabalharam na organização da JMJ, encerrando a primeira viagem internacional do seu pontificado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação