postado em 30/03/2011 20:23
Em mais de dez horas de velório, cerca de 8,1 mil pessoas passaram pelo Salão Nobre do Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (31/3), para prestar a última homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar. O movimento de populares foi maior no início da tarde e diminuiu à noite, quando políticos e autoridades começaram a chegar ao Palácio. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegaram a Brasília às 21h20. Muito comovido, Lula chorou muito ao se aproximar do caixão. Os dois estavam em Portugal e anteciparam a volta ao Brasil. Lula e Dilma deixaram o Planalto às 22h30 e com eles, muitos ministros e políticos.[SAIBAMAIS]Nesta noite, no lugar de uma nova missa, houve uma celebração religiosa de 30 minutos, chamada de encomendação do corpo, presidida pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Dimas Lara Barbosa. A visitação pública que seria interrompida para a realização da cerimônia, continuou durante a celebração. Muitos passaram pelo Salão acenando para Lula que não segurou as lágrimas durante a hora que esteve ao lado do ex-companheiro.
A visitação pública foi até às 23h. O corpo de José Alencar passará toda a madrugada no Planalto e sairá para ser velado em Belo Horizonte às 6h30 desta quinta (31/3), onde será velado até o começo da tarde e cremado em seguida.
Fé
Raul Cutait, que foi médico do ex-vice-presidente José Alencar, afirmou na noite desta quarta-feira que a fé de Alencar prolongou a vida durante todos esses anos em que ele enfrentou a doença. Muito emocionado, Cutait disse ter aprendido muito com Alencar e elogiou o exemplo que ele passou a todos os brasileiros.
"Nenhum médico gosta de se despedir de um paciente. Foi uma vivência de muitos e muitos anos. Infelizmente, é uma doença que teria tirado a vida dele há muitos anos atrás, mas a fé que ele tinha e seus valores de vida contribuíram para ganhar anos de vida. Os valores dele mexem com todos nós. Eu, como médico, aprendi que sempre devemos escutar tudo o que paciente tem a dizer", afirmou o médico.
Entre as autoridades presentes estavam os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), da Bahia, Jacques Vagner (PT), e do Espírito Santo, Renato Casa Grande (PSB), além do senador Lindbergh Farias (PT/RJ).
As homenagens ao ex-vice presidente não param, coroas de flores chegam a todo instante. Já são mais de 145 já estão no Salão Nobre.
* Com informações de Denise Rothenburg