Jose Alencar

Lula não segura o choro. Para médico, fé deixou Alencar vivo por mais anos

postado em 30/03/2011 20:23
A presidente Dilma e o ex-presidente Lula chegaram a Brasília às 21h20. Muito comovido, Lula chorou muito ao se aproximar do caixãoEm mais de dez horas de velório, cerca de 8,1 mil pessoas passaram pelo Salão Nobre do Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (31/3), para prestar a última homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar. O movimento de populares foi maior no início da tarde e diminuiu à noite, quando políticos e autoridades começaram a chegar ao Palácio. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegaram a Brasília às 21h20. Muito comovido, Lula chorou muito ao se aproximar do caixão. Os dois estavam em Portugal e anteciparam a volta ao Brasil. Lula e Dilma deixaram o Planalto às 22h30 e com eles, muitos ministros e políticos.

[SAIBAMAIS]Nesta noite, no lugar de uma nova missa, houve uma celebração religiosa de 30 minutos, chamada de encomendação do corpo, presidida pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Dimas Lara Barbosa. A visitação pública que seria interrompida para a realização da cerimônia, continuou durante a celebração. Muitos passaram pelo Salão acenando para Lula que não segurou as lágrimas durante a hora que esteve ao lado do ex-companheiro.

A visitação pública foi até às 23h. O corpo de José Alencar passará toda a madrugada no Planalto e sairá para ser velado em Belo Horizonte às 6h30 desta quinta (31/3), onde será velado até o começo da tarde e cremado em seguida.



Raul Cutait, que foi médico do ex-vice-presidente José Alencar, afirmou na noite desta quarta-feira que a fé de Alencar prolongou a vida durante todos esses anos em que ele enfrentou a doença. Muito emocionado, Cutait disse ter aprendido muito com Alencar e elogiou o exemplo que ele passou a todos os brasileiros.

"Nenhum médico gosta de se despedir de um paciente. Foi uma vivência de muitos e muitos anos. Infelizmente, é uma doença que teria tirado a vida dele há muitos anos atrás, mas a fé que ele tinha e seus valores de vida contribuíram para ganhar anos de vida. Os valores dele mexem com todos nós. Eu, como médico, aprendi que sempre devemos escutar tudo o que paciente tem a dizer", afirmou o médico.

Entre as autoridades presentes estavam os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), da Bahia, Jacques Vagner (PT), e do Espírito Santo, Renato Casa Grande (PSB), além do senador Lindbergh Farias (PT/RJ).

As homenagens ao ex-vice presidente não param, coroas de flores chegam a todo instante. Já são mais de 145 já estão no Salão Nobre.

* Com informações de Denise Rothenburg

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação