Especial Publicitário - Marca do Anunciante

Conheça a história de grupos brasilienses surgidos na época da Jovem Guarda

Não havia disputa entre aqueles conjuntos. Os Infernais, por exemplo, costumavam dividir fraternalmente o palco da TV Brasília e da TV Nacional com Os Primitivos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 27/11/2013 06:01 / atualizado em 26/11/2013 16:06

Arquivo Pessoal

Os primeiros grupos a serem formados no fim da década de 1960, influenciados pelos Beatles e por Roberto Carlos e companhia, foram Os Reges e o Os Infernais. Logo em seguida, vieram Os Geniais e Os Primitivos — o mais popular entre os quatro. Todos, porém, marcaram presença na cena de forma destacada e transformaram-se em pioneiros do rock na capital.


As iniciais de Reinaldo (baixo), Edson (guitarra base), Gualberto (guitarra solo), Edson Vitorino (bateria) e Segóvia (crooner) foram usadas para dar nome ao Reges, conjunto que era atração maior de programa comandado pelo radialista Galeb Baufaker, na TV Brasília. Um ano depois, Edson foi substituído por Passani.

E é ele quem relembra a trajetória do conjunto. “Por conta do programa da televisão, Os Reges tornaram-se bastante conhecidos. Éramos convidados para show em clubes e casas noturnas de Brasília e de cidades-satélites. No repertório dos nossos shows não faltavam versões de músicas do Beatles, feitas pela Beth, que era namorada do Gualberto; e, claro, as canções da Jovem Guarda.”

Não havia disputa entre aqueles conjuntos. Os Infernais, por exemplo, costumavam dividir fraternalmente o palco da TV Brasília e da TV Nacional com Os Primitivos. “Éramos todos amigos e compartilhávamos do mesmo gosto musical”, lembra Eduardo Sampaio, baixista de Os Infernais, que tinha como companheiros Lincoln (guitarra solo), João Lataro (guitarra base), Edson (bateria) e Glay Lataro (vocal). “Aos domingos, participávamos dos programas Rapsódia, da TV Nacional, às 13h; e do Passarela do Sucesso, às 16h, na TV Nacional, e gravamos um compacto simples e um compacto duplo”, acrescenta.

Arquivo Pessoal

Beatles no repertório

Mas, historicamente, o primeiro disco gravado em Brasília foi o do Os Primitivos, grupo que tinha em sua formação Carlos Alberto (vocal), George (guitarra solo), Luizinho (guitarra solo), Edson (guitarra base), Armandinho (baixo) e Everardo (bateria). “Músicas dos Beatles eram maioria em nosso repertório de show, mas no disco gravamos clássicos da música nordestina, entre os quais Mulher rendeira, Peguei um Ita no Norte e Esta noite serenou, em ritmo de iê-iê-iê, além de uma composição do Carlos Alberto e do Edson, intitulada O gato”, recorda-se Everardo. “Os Primitivos se apresentaram em vários programas de tevê no Rio de Janeiro, como o do Chacrinha (TV Tupi), e Festa do Bolinha, de Jair de Taumaturgo, na (TV Rio)”, complementa.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.