postado em 06/12/2013 20:00
É hora de colocar a mochila nas costas ou a mala na esteira. Nem mesmo o congestionamento das rodovias ou as filas do aeroporto tiram você do sério. Afinal de contas, agora e só relaxar e deixar para trás todo o estresse que passou. Mas antes vale a pena planejar o que levar na bagagem para não exceder em peso ou em opções que nem sequer serão usadas.
DESTINO: PRAIA
Florianópolis, Praia do Gravatá
Acessível apenas por trilha, a praia do Gravatá é quase uma área vip dos nativos de Florianópolis. Não há caminhada com melhor custo-benefício. Trinta minutos mata adentro e você é agraciado com uma minipraia, onde há um rancho de pescador, a casa de um havaiano simpático e muita tranquilidade ; tudo isso bem de frente para a movimentada praia Mole. O ponto de partida da trilha é uma rampa de cimento quase no topo do morro da Mole, em frente à escola Parapente Sul. Na volta, reserve um tempo para desbravar o espaço chamado pelos locais de ;secret point;. Uma subida na trilha principal leva à Laje da Vaca, de onde se avista uma minúscula praia selvagem cercada por pedras e vegetação.
Fonte e informações: http://revistanaipe.com
DESTINO: FRIO
Patagônia argentina, Cerro Bayo
[SAIBAMAIS] Denominado Centro de Ski Boutique, Cerro Bayo está na Villa la Angostura, na Província de Neuquén, a 45 minutos do Aeroporto de Bariloche e a uma hora e meia de San Martín de los Andes. A altitude, no ponto mais alto, é de 1.805m e na base, de 1.050. Conta com 14km de percurso, somados em suas 23 pistas e 16 meios de elevação.
De Cerro Bayo, é possível ter uma das melhores vistas da região. As caminhadas com raquetas são passeios guiados pelo bosque com uma hora de duração. O lugar também inova com esqui adaptado, que se destina a pessoas com algum tipo de limitação motora, mental ou sensorial. Destaque ainda para uma queijoteca, espaço com queijos e vinhos selecionados.
Mais informações: www.cerrobayoweb.com
DESTINO: AVENTURA
Chapada dos Guimarães, Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul
É possível chegar à Chapada dos Guimarães (MT) por Cuiabá ou por Goiás, Itumbiara, Mineiros, Rondonópolis até Cuiabá. O ideal é ficar pelo menos quatro, existe uma série de passeios para serem feitos, com roteiros para pelo menos 10 dias, sem repetir programação. Se tiver mais tempo, recomenda-se uma viagem para o Pantanal, que é bem perto de Chapada. Uma dica para visitação é a caverna Aroe Jari e a Lagoa Azul. Desvende a maior caverna de arenito do Brasil. Os índios Bororós habitavam a caverna, onde faziam rituais. Na língua deles, Aroe Jari significa morada das almas. Em seguida, visite a outra saída da caverna e finalize o percurso na Lagoa Azul. Nesse mesmo complexo, existe a cachoeira do Alméscar. Uma boa opção para visitar no fim do dia é o Mirante do Centro Geodésico.
Mais informações: www.chapadadosguimaraes.com.br