Juliana Contaifer
postado em 06/12/2013 20:00
[SAIBAMAIS] O hotel cinco estrelas Claridge;s é um dos mais tradicionais do mundo. Situado em Londres e inaugurado em 1812, já recebeu membros da realeza, como a rainha Vitória; políticos importantes, como Winston Churchill; e celebridades - entre os clientes regulares, estiveram a atriz Audrey Hepburn, o diretor Alfred Hitchcock, o ator Brad Pitt e a cantora Lady Gaga. Se há uma palavra para definir o Claridge;s, é tradição.
De alguns anos para cá, a árvore de Natal do hotel é que tem chamado a atenção. Desde 2009, hóspedes famosos e envolvidos com a moda assinam a decoração natalina. O primeiro a imprimir seu estilo no impressionante hall do Claridge;s foi o designer John Galliano, quando ainda era responsável pela casa Dior.
No ano seguinte, o designer optou por um tema submarino. Galliano definiu sua obra como uma árvore de Natal tropical e congelada. Em 2011, o responsável pela decoração foi o designer Alber Elbaz, da Lanvin. A opção foi bem mais tradicional. Dessa vez, havia um pinheiro decorando as escadas do hotel, com bonecos espalhados e até uma miniatura do estilista, vestido de fada natalina, como ponteira.
Este ano, os responsáveis pela árvore são os estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabanna. E os dois prometem levar o Natal siciliano, terra da dupla, para o centro de Londres. Compondo a árvore, bonecos artesanais serão transportados direto da Sicília, e as cores escolhidas serão as tradicionais no Natal italiano.
Enquanto isso, em Paris...
Do outro lado do Canal da Mancha, em Paris, há uma exposição chamada Les Sapins de N;el des Créateurs, na qual estilistas de todo o mundo exibem suas visões de árvores natalinas. O festival está na 18; edição e já contou com árvores desenhadas pelas grifes Louis Vuitton, Jean-Paul Gautier, Elie Saab, Valentino, entre outras.
Por aqui também tem...
A estilista brasiliense Fernanda Ferrugem criou uma árvore de Natal estilizada e com uma pegada sustentável. Fugindo dos padrões do Natal tradicional, a designer preferiu aproveitar galhos pintados de rosa, que já tinham sido usados como ambientação de um desfile, e pétalas amarelas para lembrar os ipês típicos de Brasília. Pendurados nos galhos, enfeites de feltro, que fazem as vezes de chaveiros, e pequenos papéis dobrados revelam frases inspiradoras, além de dicas. "Natal é uma época para expressar simplicidade e generosidade. Por isso, resolvi optar pelos materiais reaproveitáveis. É uma árvore de Natal bem brasiliense, tem a cara da cidade", conta.