Natal 2013

Chefs da cidade criam pratos de Natal para quem tem restrição alimentar

Uma boa opção para os veganos é optar por uma massa ou peixe. O chef Thiago Brandão indica a releitura do moussaka como prato principal

Rebeca Oliveira, Vinicius Nader
postado em 06/12/2013 20:00
Ceia criada por Thiago Brandão, professor e coordenador dos cursos técnicos de gastronomia no Iesb


O natal pede casa cheia, bem decorada, muitos enfeites e o mais importante: uma mesa farta. Quem for celebrar a data em casa deve pensar em todos os convidados ao elaborar o cardápio. Muito além da ceia tradicional ; com assados e os clássicos acompanhamentos ;, é necessário incluir sugestões para veganos, vegetarianos, diabéticos, celíacos e intolerantes à lactose. Quem não se dá bem com carnes vermelhas também pode optar por uma massa ou peixe como alternativa às receitas levadas à mesa todos os anos.

Para mostrar que é possível montar uma ceia diferente, equilibrada e saborosa, o Divirta-se Mais convidou chefs e especialistas que elaboraram um menu completo em que essas restrições alimentares sejam respeitadas. Afinal, nem só de peru é feita uma ceia natalina.

[SAIBAMAIS]Cresce cada vez mais o número de pessoas que ; seja por restrições de saúde, seja por opção própria ; não comem lactose ou glúten. Mas não é por isso que elas têm que se privar de pratos especiais na cozinha. A pedido do Divirta-se Mais, Thiago Brandão, professor e coordenador dos cursos técnicos de gastronomia do Iesb, ; com entrada, prato principal e sobremesa ; que pode aparecer na ceia de qualquer celíaco sem deixar o sabor de fora da festa.

Lasanha de berinjela e moussaka, prato típico grego

Para começar, Thiago elaborou uma salada de pera e uva que ganha ares natalinos com toque de nozes. ;A salada é um prato tropical e sempre fica mais saboroso com frutas. Dá para brincar muito com elas e com azeites e molhos;, afirma Thiago, que também gosta de usar alguns grãos em suas saladas.

Sobre grãos, Thiago faz uma advertência: ;É preciso tomar cuidado porque algumas marcas e grãos, como a granola, por exemplo, têm trigo;. A atenção deve ser redobrada também com caldos e molhos industrializados. ;Eles são fáceis de ser feitos em casa mesmo e podem ser congelados sem problemas, até em forminhas de gelo;, ensina.

Pensando no Natal como uma festa que agrega a família e os amigos, Thiago sugere como prato principal a releitura de um clássico grego: a moussaka. ;A ceia natalina é um momento em que as pessoas querem confraternizar. Então pensei em uma receita que pudesse agradar a todos os convidados da festa;, justifica.

Em sua versão, a massa de lasanha dá lugar à berinjela, e o queijo pecorino abre espaço para o tofu defumado. O professor ressalta, no entanto, que o tofu defumado é um queijo saboroso, mas tem uma diferença com relação ao pecorino: ele não gratina, porém, quando levado ao forno, fica bem crocante. Outro segredo da receita está no tempero da carne, feito com canela e pedacinhos de figo fresco ou em compota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação