Natal 2013

Evite exageros nas confraternizações empresariais de fim de ano

A expectativa é grande, mas recomenda-se manter a linha nas festas para evitar constrangimentos no ambiente de trabalho

postado em 10/12/2013 11:35
O fim do ano se aproxima e, além do 13; salário, as festas de confraternização empresarial são motivo de expectativa entre os funcionários. Com práticas que variam da organização de um amigo-secreto a coquetéis com os líderes da instituição, os eventos dessa época geram ansiedade tanto pela importância do momento de integração, quanto pelos cuidados exigidos entre os colaboradores presentes. Especialistas destacam a necessidade de equilíbrio e consciência do próprio comportamento durante as festas e lembram: todo excesso pode ser motivo de arrependimento no dia seguinte.

Para não passar vergonha e aproveitar ao máximo a proposta de integração, a dica da especialista em etiqueta corporativa Elaine Montaldo é simples: não se esqueça nem por um minuto de que tudo se trata de trabalho. ;As festas de fim de ano são momentos mais livres, ninguém deve ficar engessado. Pelo contrário: é a hora de descontrair e descobrir um lado dos colegas que a rotina de trabalho deixa menos exposto. Porém, policiar-se é fundamental. O funcionário deve se lembrar a todo instante de que está em um ambiente profissional, logo, alguns limites são necessários;, explica.

[SAIBAMAIS] Bom senso é tudo
Elaine aponta o bom senso como o caminho mais natural e assertivo. ;Ninguém precisa ficar apavorado, pensando que tudo o que fizer vai ser julgado. Todos estão ali para curtir o momento, só os excessos serão percebidos e, por isso, basta ter bom senso. Antes de fazer uma piada, pondere se ela é pertinente ou se pode causar desconforto. Caso vá compartilhar um caso pessoal, questione-se se aquilo poderá trazer constrangimentos futuros;, detalha.

Segundo a especialista, a regra vale para tudo, desde a roupa escolhida para a ocasião até a hora de chegar e sair do evento. ;Não existe segredo. Uma breve reflexão resolve os dilemas do colaborador. Assim como ninguém vai à praia de terno e gravata, aparecer no trabalho de bermuda ou decote também não combina. Chegar atrasado a uma reunião conta pontos negativos e o mesmo vale para esse tipo de ocasião;, exemplifica.

Porém, nem tudo é estresse. Além dos cuidados necessários, o período festivo pode trazer grandes oportunidades. De acordo com a coach e psicóloga organizacional Laryssa Souza, os momentos de confraternização devem ser aproveitados para melhorar a rede de contatos. ;Em muitos casos, essas festas são o único instante que os funcionários possuem para se relacionar de maneira mais tranquila. Por isso, a chance de consolidar contatos e adquirir outros não pode ser desperdiçada. Além de abrir portas, bons relacionamentos são altamente construtivos para a dinâmica de trabalho;, ressalta. Para quem está de olho em uma promoção, a hora também é pertinente. ;É o momento de se aproximar dos superiores;, destaca Laryssa. ;É comum que os líderes da empresa compareçam a esses eventos. Se o profissional quer ser notado, pode aproveitar uma brecha e se colocar em evidência;, acrescenta.

Contudo, novos cuidados devem ser tomados para evitar a fama de ;puxa-saco;. Se for presentear o chefe, por exemplo, não dê nada muito caro. A sugestão é ser discreto. Laryssa Souza recomenda também moderação nas conversas sobre trabalho e o mínimo possível de críticas a respeito da companhia. ;O ideal é falar de outros assuntos. Se perguntado, dê sua opinião, comente o tema, mas sempre respeitando o espaço fornecido e sem críticas. Primeiramente porque as confraternizações são momentos para celebrar os bons resultados da empresa e, em segundo lugar, porque as pessoas querem conhecer novos aspectos dos colegas;, adverte.

Equipe unida
Camila ajuda a organizar o encontro do escritório: momento de avaliar o que deu certo e o que deu errado
Empolgada com o período de festas, a advogada Camila Nazes, 24 anos, comemorará o primeiro ano no escritório ajudando a organizar a confraternização. ;Eu adoro essas atividades no ambiente de trabalho. Sempre tento comemorar o aniversário dos colegas e promover mais interação dentro do escritório. Nossa festa ocorrerá em uma data próxima do Natal, mas já estamos pensando em tudo;, compartilha. Para Camila, além de melhorar o clima entre os funcionários, o evento é uma excelente oportunidade de reflexão. ;É o melhor momento para colocarmos na balança o que deu certo e errado;, comenta. Já sobre os cuidados durante a celebração, Camila aposta no equilíbrio. ;Nem nos preocupamos muito com a roupa, porque sabemos que é um momento de trabalho e seguimos o habitual. Em relação ao comportamento, somos uma equipe muito próxima. O que vale é saber que tipo de conversa ou brincadeira pode ser feita com cada um. O importante é não estragar o clima;, explica a jovem advogada.

Para as empresas, a situação também é oportuna. Segundo a gerente-geral do Grupo GPSS, Juliana Altruda, quando bem planejada, a festa de fim de ano da firma pode promover a colaboração entre os funcionários e unir a equipe. ;É um ótimo momento para comemorar os resultados obtidos ao longo do ano, valorizar os esforços do time e alinhar os profissionais aos objetivos do ciclo seguinte;, comenta. Porém, para que tudo ocorra bem e a comemoração seja de fato um momento descontraído, é necessário muita organização e foco no trabalhador. ;Antes de tudo, a empresa tem que se planejar com um tempo confortável de antecedência. A partir daí, a programação, o local, os horários, tudo deve ser pensado da maneira que melhor atenda a equipe. Fazer a festa durante o expediente e num local próximo, por exemplo, facilita a presença de todos;, afirma. Deixar o funcionário à vontade também é importante. ;É preciso fazer com que o colaborador se sinta especial durante a ocasião. Na hora do convite, ele tem de entender que aquilo não é uma obrigatoriedade, e, sim, uma chance de participar do sucesso da instituição;, conclui.

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