Natal 2013

Natal seguro: cuidados na instalação dos enfeites previnem acidentes

Iluminar residências e estabelecimentos comerciais faz parte da tradição natalina. Porém, por mais simples que seja a decoração, alguns cuidados devem ser tomados para evitar incêndios e choques elétricos

Larissa Mantovan
postado em 17/12/2013 07:40
<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

A preparação para o Natal de Hebe Lima inclui a decoração da casa com diversos enfeites natalinos

Todos os anos, a pensionista Hebe Carneiro da Cunha Gonçalves de Lima,75, enfeita a casa a espera do Natal. Os objetos decorativos que costumam ser utilizados durante o ano são substituídos por outros relacionados à data, como castiçais, estrelas, anjos, bonecos do Papai Noel e, claro, não poderia faltar a árvore de Natal.

Para ela, o ritual de preparar a casa e deixar tudo iluminado é uma das melhores partes do período e faz com que ela e os visitantes entrem no espírito natalino. ;Eu sempre gostei de arrumar minha casa. No fim de novembro já começo a preparar a decoração para que tudo fique pronto a tempo;, conta Hebe.

O único local da casa que não recebe iluminação é a fachada, por medida de segurança, explica. ;Primeiro porque já entraram aqui em casa e roubaram meus enfeites e segundo porque aqui em Brasília estamos no período da chuva e eu acho muito perigoso colocar luzes nessas condições;.

[SAIBAMAIS]A cautela da pensionista está adequada, de acordo com a explicação do professor de engenharia elétrica da Universidade de Brasília, Rafael Amaral Shayani. Segundo ele, os cuidados são necessários mesmo nas decorações mais simples e os enfeites na parte externa do imóvel precisam de atenção redobrada. ;Eletricidade e água não se misturam. Muitas vezes as pessoas colocam iluminação no gramado, nas paredes fora da casa ou na varanda, e isso deve ser bem pensado, pois a água da chuva pode causar um curto circuito, além disso, a água também pode ficar energizada e há o risco de alguém passar pelo local e levar um choque;.

O local onde estarão os enfeites também deve ser bem planejado. ;A princípio, as lâmpadas [do pisca-pisca] esquentam muito pouco e tem potência muito pequena, em funcionamento normal não causam problema, mas se tiver um curto circuito ela pode esquentar. A regra geral para prevenir qualquer problema é manter o fio longe de materiais inflamáveis, como sofás e cortinas;, recomenda o professor. Ele também recomenda às pessoas que evitem ligar vários aparelhos na mesma tomada para não haver sobrecarga. Apesar do consumo de energia das luzes de Natal ser baixo, o aconselhável é desligar a iluminação no momento de dormir. Além da economia, também é mais seguro.

<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação