Novo Papa

Cardeais se isolam na Capela Sistina; fiéis enfrentam chuva para assistir

Nesta manhã, a missa Pro Eligendo Pontifiie, teve, como mensagem principal, um pedido de humildade, "unidade da Igreja" e cooperação com o próximo papa

postado em 12/03/2013 12:36
Cardeais seguem em procissão para início do conclave

Por volta das 12h30 desta terça-feira (12/3), os 115 cardeais que decidirão o nome do novo papa seguiram, em procissão, da Capela Paulina para a Capela Sistina, onde começou o primeiro dia de conclave. Chove granizo no Vaticano e o frio intenso, no entanto, não afasta fiéis e turistas, que estão reunidos na Praça de São Pedro, em frente à Basílica, com a expectativa e a curiosidade em saber quem estará no comando máximo da Igreja Católica nos próximos anos. Os cardeais irão se isolar nesta tarde, em uma das eleições mais tradicionais e secretas do mundo.

Público acompanha do lado de fora da basílica, por telõesCentenas de fiéis acompanharam a missa Pro Eligendo Pontífice, nesta manhã, por quase duas horas, em telões instalados pelo Vaticano, os mesmos que a partir desta terça-feira começarão a mostrar a chaminé de onde sairá a fumaça branca anunciando que um novo Papa foi eleito. A Basílica de São Pedro, capaz de abrigar 60 mil pessoas, ficou lotada de religiosos e curiosos, das mais diversas nacionalidades. Todos se submeteram aos detectores de metais e às longas filas para garantir um lugar dentro da igreja para acompanhar a missa celebrada pelo cardeal emérito, Angelo Sodano.

A mensagem do decano do colégio cardinalício foi um pedido de humildade, "unidade da Igreja" e cooperação com o próximo papa, o mesmo desejado por muitos católicos. ;Queremos implorar ao Senhor que, mediante a solicitude pastoral dos padres cardeais, queira em breve conceder outro bom pastor à sua Igreja;, disse dom Sodano.

[SAIBAMAIS]Na metade da missa, o cardeal italiano, Antonio Maria Vegli;, 75 anos, passou mal e foi retirado com a ajuda dos seguranças do Vaticano. Não se sabe o que aconteceu e nem o estado de saúde do religioso.

Futuro da Igreja

Agora todos os olhos estarão voltados para a cor da fumaça da chaminé da Capela Sistina, que decidirá o futuro do catolicismo, uma religião de 1,2 bilhão de fiéis que enfrenta nos últimos anos escândalos, revelações de lutas internas e denúncias de corrupção.

Após um período de pausa depois do almoço, os cardeais devem se concentrar para o conclave. O início da primeira votação está marcado para as 17h. A fumaça branca, se houver papa, e escura, na ausência de consenso, deve ser emitida no fim da tarde ou começo da noite.

Cardeais ficarão isolados até o fim do conclave

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação