postado em 13/03/2013 17:29
O secretário-geral dom Leonardo Steiner da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil disse que o argentino Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco I, eleito nesta quarta-feira (13/3) é um religioso desprovido de vaidade. "Ele é muito simples e muito próximo do povo. Estamos satisfeitos por termos um novo papa que é latino", destacou dom Leonardo. Dom Leonardo afirmou que ao novo papa não faltará assistência para aprofundar a Igreja. "Ele terá a força do Espírito Santo para cumprir essa missão e o dom do diálogo em uma sociedade marcada pela pluralidade e pela diversidade, e o compromisso com a vida de todos, a partir dos mais pobres, como nos ensina Jesus Cristo", afirmou dom Leonardo.
[SAIBAMAIS]Sobre Francisco I ser o primeiro papa latino-americano da história, dom Leonardo ainda afirmou "existir uma comunhão muito grande na Igreja da América Latina". "Não estamos mais voltados para a Europa, inclusive isso (esse olhar eurocêntrico) pode influenciar na perda de fiéis", completou.
Francisco I foi eleito pelo colégio de 115 cardeais nesta quarta-feira (13). O anúncio do nome foi feito por volta das 16h (horário de Brasília).
Com informações de Edson Luiz.