Agência France-Presse
postado em 21/03/2013 09:14
O papa Francisco celebrará em 28 de março uma missa por ocasião da quinta-feira santa no centro de detenção de menores de Roma "Casal del Marmo", informou o Vaticano. Durante a missa, o Papa argentino lavará os pés de alguns jovens detentos, seguindo uma tradição que cumpria quando era arcebispo de Buenos Aires.O pontífice "continuará este costume, que acontecerá em um contexto simples", afirma uma nota do Vaticano, que recorda que o cardeal Jorge Bergoglio celebrava a missa de quinta-feira santa com o ritual do lava-pés em presídios, hospitais, asilos ou abrigos. O papa Francisco presidirá no mesmo dia a missa na basílica de São Pedro do Vaticano, como parte das celebrações da Páscoa que terminarão no domingo com uma cerimônia religiosa solene e a tradicional bênção ;urbi et orbi;.
[SAIBAMAIS]Ao invés da tradicional cerimônia na basílica de São João de Latrão, o novo líder da Igreja Católica presidirá a missa no centro romano para menores, em um bairro da periferia de Roma. A missa recorda última ceia de Cristo e seus apóstolos, durante a qual lavou os pés dos apóstolos antes da prisão e crucificação.
A nota do Vaticano informa que os demais rituais da Semana Santa acontecerão de acordo com a tradição. O Papa argentino deverá realizar a via-crúcis ao redor do Coliseu na sexta-feira à noite no centro de Roma, antes da vigília de Páscoa de sábado à noite e da missa de Páscoa no domingo.