Novo Papa

Líder espiritual anglicano entronizado dois dias após o Papa

Em torno de 2 mil pessoas assistiram à cerimônia na Catedral de Canterbury

Agência France-Presse
postado em 21/03/2013 20:04
Reino Unido - Dois dias após a entronização do Papa Francisco em Roma, a Igreja Anglicana entregou oficialmente seu comando espiritual a Justin Welby, um antigo empresário que ingressou tardiamente na religião e recebe uma comunidade repleta de questionamentos.

Em torno de 2 mil pessoas assistiram à cerimônia na Catedral de Canterbury que entronizou Welby, 57 anos, como líder da Igreja da Inglaterra, matriz da comunidade anglicana, que reúne 85 milhões de fiéis, em 165 países.

Representantes de todas as grandes religiões - católica, ortodoxa, muçulmana, budista e judaica - assistiram à cerimônia em Canterbury.


O primeiro-ministro britânico, David Cameron, o príncipe Charles e sua mulher Camilla também estavam presentes, já que a Igreja da Inglaterra conservou o status de Igreja do Estado.

Justin Welby tocou três vezes, como exige a tradição, uma das três portas da catedral e respondeu a perguntas espirituais antes de ser admitido no templo.

Durante a cerimônia houve cânticos e danças africanas ao som de tambores para lembrar os estreitos laços do novo arcebispo com a África, onde trabalhou na indústria petroleira antes de se dedicar a Deus, aos 33 anos.

Pela primeira vez na história, a cerimônia de entronização foi liderada por uma mulher, o que constitui um símbolo importante sobre a abertura da Igreja Anglicana ao sacerdócio feminino, enquanto persiste o debate sobre a ordenação de mulheres como bispas, algo apoiado por Welby.

Em seu sermão, Welby insistiu na noção de "reconciliação" e do fim das "divisões". Também prometeu estabelecer laços mais estreitos com o restante da cristandade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação