Conheça um pouco mais de Brasília pela ótica dos filmes

O Correio Braziliense separou um apanhado de produções cinematográficas que retratam a capital desde os primórdios de sua criação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/04/2014 07:00 / atualizado em 20/04/2014 19:08

Brasília nasceu e cresceu sob as lentes de diversas produções cinematográficas. Inaugurada em 21 de abril de 1960, a cidade foi planejada para ser a nova capital federal, palco da política brasileira. Enganam-se, porém, os que pensam que o Planalto Central é mero coadjuvante. No cinema brasiliense, a cidade toma as vezes de personagem principal, oferecendo contornos essenciais para o desenvolver de histórias dos mais variados gêneros. A arquitetura modernista, os vastos espaços vazios e o verde-amarelo das árvores do cerrado dominam os planos e ângulos dos filmes rodados na terra candanga.


Captar com êxito essa atmosfera tão conhecida pelos que aqui moram, contudo, não é tarefa fácil. De acordo com a professora e socióloga Alice Fátima Martins, pesquisadora de produções cinematográficas brasilienses, a individualidade da beleza de Brasília pode ser um risco. “Você tem, de alguma forma, essa paisagem se impondo nas locações, mas se o cineasta não sabe lidar passa a ter um lugar comum. É preciso tomar cuidado com o estereótipo”, observa. “Quem vai filmar, mas não tem essa relação de intimidade com a cidade, não leva em consideração esses espaços do cotidiano. Acabam sem sair do cartão postal”, completa.

A professora acredita que o cinema brasiliense, apesar do interesse de realizadores locais, padece de incentivo. “A dependência de financiamento pelo estado acaba sendo inimiga da possibilidade de amadurecimento de produção efetiva”, critica. No entanto, Alice se mantém otimista sobre o cenário atual. “Com a tecnologia digital, retomamos a ideia do experimental. O cinema ficou mais artesanal e proporcionou uma produção multifacetada. Temos até ficção científica com zumbis em Brasília”, destaca.

Nesta segunda-feira (21/4), Brasília completa 54 anos. Para relembrar um pouco a história da cidade, o Correio separou filmes que retratam diferentes ângulos da capital. Confira abaixo:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.