Oscar Niemeyer

Maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, morre aos 104 anos no Rio

postado em 05/12/2012 22:01

O arquiteto Oscar Niemeyer fala sobre a decisão da Unesco de tombar Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu na noite desta quarta-feira (5/12), no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, às 21h55. Ele estava internado desde o último dia 2 de novembro. Segundo o hospital, o arquiteto morreu após um quadro de infecção respiratória.

Em outubro, ele ficou internado por 15 dias no mesmo hospital, com um quadro de desidratação. No dia 2, Niemeyer voltou a ser hospitalizado para a colocação de uma sonda gástrica. Na quinta-feira (8/11), o hospital informou que o paciente teve uma piora na função dos rins e na sexta (9/11) ele foi transferido para a Unidade Intermediária. No dia 19/11, Niemeyer foi para a Unidade Coronariana após apresentar agravamento em seu estado clínico. Já com insuficiência renal teve um episódio de hemorragia digestiva. Contudo, permanecia lúcido. Durante esta noite começou a hemodiálise.

No dia 4 de dezembro houve piora no estado clínico do arquiteto. Niemeyer apresentou uma infecção respiratória e, na manhã desta quarta-feira (5/12), passou a respirar com a ajuda de aparelhos e foi sedado.



[SAIBAMAIS]Símbolo da vanguarda e da crítica ao conservadorismo de ideias e projetos, o carioca Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho é apontado como um dos nomes mais influentes na arquitetura moderna mundial. Os traços livres e rápidos criaram um novo movimento na arquitetura. Ele teve obras de relevância no Brasil e no exterior.

Entre as mais importantes obras do arquiteto, destacam-se a construção de Brasília; o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; o Edifício Copan, em São Paulo; a Universidade de Constantine e a Mesquita de Argel, na Argélia; a Feira Internacional e Permanente do Líbano; o Centro Cultural de Le Havre-Le Volcan, na França; o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e a Passarela do Samba, no Rio de Janeiro; o Memorial da América Latina e o Parque do Ibirapuera, em São Paulo; e o Caminho Niemeyer, em Niterói, Rio de Janeiro; além do Porto da Música, na Argentina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação