Oscar Niemeyer

Chávez expressa 'profundo pesar' pela morte de Niemeyer

postado em 06/12/2012 21:20
Caracas - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, expressou esta quinta-feira (6/12), em um comunicado oficial, seu "profundo pesar" pela morte do arquiteto brasileiro de renome internacional Oscar Niemeyer, falecido na quarta-feira aos 104 anos.

"Chávez, em nome do governo boliviano e do povo venezuelano, deseja expressar seu profundo pesar pela perda de um inigualável e ilustre camarada (...) como foi Oscar Niemeyer e manifestar suas condolências a seus familiares e amigos e a todo o povo brasileiro", destacou o comunicado, originário de Havana, onde o presidente se submete a um tratamento médico contra o câncer.

Criador de Brasília em 1960 com o urbanista Lúcio Costa, Niemeyer morreu aos 104 anos na noite de quarta-feira, no hospital Samaritano do Rio de Janeiro, onde estava internado há pouco mais de um mês devido a uma infecção respiratória.

"Tomara vivamos à altura de seus ideais e de sua consequência para fazer de suas virtudes e suas convicções revolucionárias, o sinal deste novo amanhecer latino-americano", acrescentou o texto, lembrando também a militância comunista que Niemeyer defendeu até seus últimos dias.

Este comunicado, assim como outro texto oficial no qual o presidente Chávez comemora a inclusão dos "Diabos Dançantes de Corpus Christi" na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade por parte da Unesco, foi emitido em um momento em que a Venezuela vive a expectativa sobre o estado de saúde de Chávez.

O presidente, de 58 anos, que viajou na semana passada a Cuba por tempo indeterminado para se submeter a tratamento contra um câncer diagnosticado em 2011, não aparece em público desde 15 de novembro. Nesta quinta-feira confirmou-se que não participará da Cúpula do Mercosul, esta sexta-feira, em Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação