Oscar Niemeyer

Estudantes e professores de arquitetura destacam legado deixado por Oscar Niemeyer

postado em 08/12/2012 07:00
Estudantes e professores de arquitetura do Distrito Federal destacam o legado deixado por Oscar Niemeyer 
e reverenciam não só as obras como o pensamento, a generosidade e a ética do arquiteto

Na espinha dorsal da Universidade de Brasília (UnB), está impressa a assinatura do arquiteto que apresentou o Brasil ao mundo. Quando Oscar Niemeyer projetou o Instituto Central de Ciências (ICC), o Minhocão, idealizava a praticidade e a versatilidade a fim de abrigar os pensadores da capital do país. Nos 700 metros de comprimento das estruturas pré-moldadas, ele conseguiu dar identidade única à principal instituição de ensino superior do Distrito Federal.

Nos espaços abertos ao pensamento, onde as novas ideias fervilham e grandes profissionais são formados, a morte de Niemeyer, aos 104 anos, fez os acadêmicos refletirem sobre como um nome pode mudar a história. O legado de Oscar Niemeyer transcende as curvas da Catedral Metropolitana de Brasília ou do Palácio do Planalto. A obra imortal do poeta do concreto influencia diretamente no aprendizado dos estudantes de arquitetura. Ele não é unanimidade, nem sequer há um estudioso que pretenda reproduzir o que ele fez. Porém, as técnicas, a leveza e a arte dentro da área servem de exemplo para os que desejam criar um método próprio de atuar no mercado de trabalho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação