Oscar Niemeyer

De motocicleta a chocolates. Niemeyer se multiplica em produtos exclusivos

Simone Caldas
postado em 08/12/2012 18:57
O nome e o estilo de Oscar Niemeyer movimentam um mercado diversificado, com faturamento milionário e geralmente voltado para a classe A. São joias, tênis, roupas de grifes famosas e até chocolates. A maioria em edições limitadas e produzidas, geralmente, em homenagem ao arquiteto. ;Se fôssemos comparar seu nome a uma marca corporativa, ele seria uma das mais fortes do país;, analisa Daniella Giavina-Bianchi, diretora executiva da Interbrand, empresa de consultoria de marcas.



Daniella enfatiza que é difícil estabelecer um valor para a ;marca Niemeyer;, pois isso dependeria de pesquisas complexas. Ela destaca, entretanto, que a imagem da produção do arquiteto atende os 10 critérios analisados pela agência. Cita, como exemplos, clareza de propósito, capacidade de gerar lucro, autenticidade e consistência. ;Niemeyer se manteve relevante ao longo de toda a vida, está presente no Brasil e no mundo;, afirmou. São aspectos que o tornam significativo em todos os mercados.

O último produto inspirado em suas linhas foi lançado em outubro de 2012 pela Converse, que produziu apenas 2 mil pares do tênis All Star. A linha foi inspirada na frase ;não é o ângulo reto que me atrai;, referência direta ao estilo do arquiteto. Os preços chegaram a R$ 270, bem acima dos de modelos mais comuns da marca, que são comercializados a partir de R$ 100. Caro, mas pelo menos disponível. Em 2009, empresários norte-americanos fizeram uma motocicleta em homenagem ao centenário do arquiteto ; não foi oferecida ao mercado.



Grifes famosas estamparam em suas roupas figuras que fazem referência às obras. No ano passado, na semana de Moda de Paris, a Calvin Klein, sob o comando do brasileiro Francisco Costa, usou as linhas do mestre em sua coleção Primavera/Verão. A casa ainda carrega para a edição de verão 2013 do Minas Trend Preview uma coleção repleta de desenhos geométricos que ressaltam as curvas femininas, fonte de inspiração do arquiteto. O designer de sapatos Christian Louboutin também se inspirou nele para desenvolver o carro-chefe da coleção Primavera/Verão 2012 da marca de bolsa feminina Lady Dior, lançada na sede do Partido Comunista Francês, em Paris, projeto de Niemeyer.

No Distrito Federal, a joalheria Grifith fez peças que reproduziam algumas das obras de Niemeyer. Por exemplo, a mini-Catedral, em ouro, com ou sem diamante, e um relógio Hublot, que traz no verso a figura do Congresso Nacional. Lançado em novembro passado, foram produzidas apenas 104 unidades, número que simbolizava a idade dele. ;A procura foi grande, vendemos todas as peças;, afirma uma das sócias da Grifith, Margot Albuquerque. Ela não disse quais eram os preços. A ideia de homenagear o arquiteto partiu da própria joalheria e foi aceita de imediato pela Hublot e pelo próprio arquiteto.

A estilista brasiliense de joias Carla Amorim também usou os traços de Niemeyer em várias de suas criações. Ela conta que nasceu em Brasília e retira daqui boa parte da inspiração para fazer suas peças, que têm ótima aceitação no mercado interno e no exterior. Os valores são variados, ;depende da dificuldade de fabricação, do material;, desconversa.

E até mesmo chocolates são fabricados com o nome do mestre. A boutique Aquim de gastronomia, do Rio de Janeiro, encomendou ao escritório dele o design da guloseima, que não é barata: cada caixa sai por R$ 1.800. Servida em caixa de imbuia, vem acompanhada de pinça banhada a ouro, para o consumidor se servir. Em 2010, foram fabricadas 200 caixas. Este ano, 120. Alessando Michelon, responsável pela loja, afirma que a produção é pequena, mas veio para ficar. O preço alto é justificado pelo processo artesanal e pela qualidade dos ingredientes utilizados. As caixas são numeradas e os felizes proprietários têm direito a duas reposições de chocolates.

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