OsNomesDoMensalao

Julgamento do mensalão no Supremo começa com quase meia hora de atraso

postado em 02/08/2012 14:30
O julgamento foi iniciado pelo presidente do STF, Carlos Ayres Britto
Às 14h25 foi aberto o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo presidente do órgão, Carlos Ayres Britto. No início da sessão, o relator Joaquim Barbosa deverá indicar se cada ministro dá voto completo ou se haverá separação por bloco temático.

Em ato falho, na leitura dos nomes dos réus da ação penal 470, Ayres Britto disse o nome de José Luiz Oliveira Lima, advogado de Dirceu. Depois pediu desculpas.



O advogado Márcio Thomaz Bastos, que defende o ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado, trouxe uma questão de ordem que deve ser analisada pelos ministros. Ele questiona o fato de todos os réus estarem sendo julgados pelo STF, quando apenas três deles têm essa prerrogativa ; os deputados federais Pedro Henry (PP-MT), João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP). ;O fato é que o iminente relator trocou o efeito pela causa. A causa de pedir (a questão de ordem) foi a incompetência da , corte para julgar quem não tem foro privilegiado;, disse.

Leitura das conclusões

[SAIBAMAIS]Decididas as questões de ordem, Joaquim Barbosa lerá um relatório resumido de três páginas sobre o caso. Logo após, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, falará por cinco horas destacando as conclusões do Ministério Público sobre a culpa de cada réu. Ele será o único a falar hoje, e a sessão será encerrada logo após suas considerações.



Com informações de Diego Abreu

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação