OsNomesDoMensalao

Maioria dos ministros decide pela manutenção de julgamento no STF

postado em 02/08/2012 16:51

Com placar de 7 a 2, a maioria dos ministros votou contra o desmembramento dos julgamento dos 38 réus do mensalão. O voto de Cezar Peluso foi decisivo para a manutenção do processo no Supremo Tribunal Federal (STF).

Peluzo lembrou que o caso em que o Supremo desmembrou um processo e os réus receberam, em grau inferior, pena maior à aplicada pelo STF a réus da mesma quadrilha pelo mesmo crime. Segundo ele, os réus que receberam pena maior recorreram ao STF. Ao confirmar voto pela permanência do julgamento de todos os réus no Supremo, ele foi enfático: "Se o processo for levado a juiz, mesmo a um bom locutor de corrida de cavalos, demorará pelo menos seis meses para ler 50 mil páginas".



[SAIBAMAIS]A questão do desmembramento dos julgamentos do mensalão foi defendida apenas pelo revisor do processo, o ministro Ricardo Lewandowski. Por quase duas horas, ele defendeu o voto, citando trechos da Constituição para defender a posição favorável à separação dos julgamentos.



A ministra Rosa Weber votou contra, ressaltando que não há mais tempo para se voltar atrás neste julgamento. ;O processo é uma marcha no tempo. A marcha é para a frente;, defendeu. Mesma opinião do ministro Gilmar Mendes, que considerou que o caso ;só está chegando a julgamento por causa da prerrogativa de foro no STF. Senão o seu destino seria a prescrição;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação