OsNomesDoMensalao

"Tenho mais coisas para fazer", afirma Lula sobre julgamento do mensalão

Ex-presidente diz que não vai acompanhar o julgamento no STF sobre o maior escândalo de seu governo. Segundo ele, a única preocupação é com a reeleição de Dilma Rousseff em 2014

postado em 03/08/2012 07:17
Lula participa de evento em São Paulo: ex-presidente foi lacônico ao comentar o julgamentoNo primeiro dia de julgamento do mensalão, transmitido ao vivo por canais de televisão, emissoras de rádio e portais na internet, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou desinteresse pelo processo sob análise dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) referente ao maior escândalo do governo do petista. Ao ser questionado por jornalistas, Lula afirmou que não vai acompanhar a transmissão do julgamento: ;Tenho mais coisas para fazer do que isso. Quem tem de assistir são os advogados;.

O ex-presidente apareceu publicamente ontem, em um hotel na Zona Sul de São Paulo, ao ser homenageado por associações de produtores de biodiesel e bioquerosene. Lula, que tem amigos do PT como réus no julgamento do mensalão, discursou por cerca de meia hora no evento, mas não fez qualquer referência ao processo no STF. Além dele, outros nomes do partido acompanharam a cerimônia, como o presidente da sigla, Rui Falcão; o presidente estadual do PT em São Paulo, Edinho Silva; e o governador de Sergipe, Marcelo Déda.

As entidades avaliaram que Lula teve empenho inovador na criação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, em 2004, e no desenvolvimento do programa. Bem-humorado, ele comentou sobre temas gerais da política do país e sobre a expectativa do seu retorno à política depois de ter deixado o Palácio do Planalto no fim de 2010.

Escândalo

Ele disse que sua meta agora é apoiar a reeleição de Dilma Rousseff. ;Eu não preciso voltar, eu já voltei. Algumas pessoas pensaram que, com o câncer, eu iria parar. Eu não vou parar. Eu estou aqui para ajudar a Dilma a ser presidente mais uma vez;, afirmou. A ideia do ex-presidente é dedicar-se exclusivamente às eleições municipais durante o julgamento do mensalão.

Na cerimônia de homenagem, Lula brincou com os presentes. ;Eu vim bonito para mostrar que eu tenho mais barba do que tinha quando eu era presidente. Se eu não conseguir tirar esse papo com o tempo ou com drenagem, eu vou cedê-lo ao biocombustível;, disse, em referência a um inchaço na região do pescoço. Lula apareceu com o cabelo curto e bigode.

Ex-presidente diz que não vai acompanhar o julgamento no STF sobre o maior escândalo de seu governo. Segundo ele, a única preocupação é com a reeleição de Dilma Rousseff em 2014

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação