OsNomesDoMensalao

Procurador-geral da República afirma ter "provas robustas" contra o mensalão

Ana Maria Campos, Helena Mader
postado em 03/08/2012 14:48
Procurador-geral da República, Roberto Gurgel, lendo a acusação sobre o julgamento do mensalão

Iniciada oficialmente a sessão, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, começou a ler a acusação sobre o julgamento do mensalão. Nesta sexta-feira (3/8) ele deverá usar as cinco horas de tempo para isso. A fala de Gurgel estava programada para essa quinta-feira (2/8), mas teve que ser adiada após atraso no cronograma por conta de um questão de ordem levantada pelo advogado Márcio Thomas Bastos.

Gurgel começou a denúncia tecendo críticas às relações de poder encontradas atualmente no Brasil. ;É possível ver no Brasil de hoje, século 21, a resistência nada gloriosa de um modelo que insite manter inalteradas determinadas relações de poder;, lamentou.



Ressaltou que a procuradoria tem provas robustas contra o mensalão e que o tempo de cinco horas para a acusação é necessário para que se entenda a culpa que cada um dos integrantes tem. ;Tenho absoluta certeza de que as provas colhidas durante a instrução (...) comprovam a autoria (dos crimes) e o dolo pelos seus autores;, disse. Citou várias reportagens sobre o mensalão, entre elas a do repórter do Correio Braziliense, Paulo de Tarso Lyra, publicada em 2004, quando ele trabalhava no Jornal do Brasil.



[SAIBAMAIS]"O grande protagonista"

Ao falar sobre o núcleo político do mensalão, o representante do PGR disse que o José Dirceu era o mentor, ;o grande protagonista;, do grupo que reunía também Delúbio Soares e José Genoíno. "Foi sem dúvida o mais atrevido e escandaloso caso de corrupção e desvio de recursos públicos flagrado no país".

Para a PGR, José Dirceu tinha conhecimento de todos os acordos para composição da base aliada no Congresso Nacional. ;Nada, absolutamente nada, acontecia sem consentimento de José Dirceu;, disse Gurgel. Ressaltou também que os acordos eram comprados por intermédios de recursos financeiros do Banco Rural. ;o crime era praticado e engendrado dentro de quatro paredes do Palácio da Presidência da República. Daí a dificuldade de provas materiais;.

Atraso

Com um cronograma já prejudicado com os debates dessa quinta-feira (2/8), o segundo dia de sessão da ação penal 470 começou às 14h23. Com o atraso, a defesa só deverá falar a partir de segunda-feira (6/8). Estão previstas as sustentações orais dos advogados dos réus José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério e Ramon Hollerbach.

Frases de Gurgel:

;Foi o mentor da ação do grupo, o grande protagonista; (sobre José Dirceu)

"Os fins não justificam os meios. (;) Os réus afirmam que o mensalão não passaria de delírio do MP. Mas há robustez das provas.;

;É possível ver no Brasil de hoje, século 21, a resistência nada gloriasa de um modelo que insite manter inalteradas determinadas relações de poder;

;Nada, absolutamente nada, acontecia sem consentimento de José Dirceu;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação