OsNomesDoMensalao

"Até carros-fortes foram usados", diz Gurgel sobre saques no mensalão

postado em 03/08/2012 16:04
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, relata desde o início da tarde desta sexta-feira (3/8), o trabalho executado nos núcleos do mensalão. Sobre o núcleo financeiro, ele detalhou que alguns saques feitos pelos membros do mensalão eram de valores tão altos e em moeda corrente que era necessário o uso de um carro-forte. Gurgel deverá usar todo o tempo destinado à sustentação oral da acusação, de cinco horas, para detalhar o mais escandaloso esquema de corrupção da República.



Segundo a PGR, foram desviados R$ 73 milhões do Banco do Brasil. Como eram feitos saques de mais de R$ 100 mil por vez, e até mais, policiais eram contratados para o tranporte nos carros. Ressaltou que as funcionárias das agências do publicitário Marcos Valério realizavam a retiradas e as entregas do dinheiro ilícito aos parlamentares. Elas também repassavam ao Banco Rural os nomes dos ;beneficiados;.



Empréstimos fictícios

[SAIBAMAIS] A investigação também apontou que Valério era interlocutor do Banco Rural junto ao Banco Central. A instituição financiera tinha tinha interesses a serem atendidos pelo Governo, como a liquidação do Banco Mercantil de Pernambuco. Gurgel disse que a presidente do Banco Rural na época, Kátia Rabello, e os diretores José Roberto Salgado, Ayanna Tenório e Vinícius Samarane sabiam da atividade ilícita do dinheiro. Foram eles que fizeram empréstimos fictícios às agências de Valério e asseguraram a distribuição do dinheiro aos parlamentares.

Após duas horas de leitura, o presidente do STF, Ayres Britto, perguntou se era possível fazer um intervalo. Gurgel quis continuar, alegando não ter chegado nem na metade da leitura da acusação, mas diante do cansaço dos demais magistrados, Ayres Britto suspendeu a sessão por 30 minutos.

Com informações de Diego Abreu, Ana Maria Campos e Helena Mader.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação