postado em 07/08/2012 16:09
Simone Reis Vasconcelos é a terceira a ser defendida na sessão dessa terça-feira (7/8), que julga a Ação Penal 470, o mensalão, no Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado Leonardo Isaac Yarochewski tenta livrá-la das acusações de formação de quadrilha, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Ela era diretora administrativa e financeira da SMP, uma das envolvidas no esquema criminoso.
[SAIBAMAIS]O advogado ressaltou a ;vida vivida e sofrida nos últimos 7 anos; pela cliente. ;O direito é vida pensada. Mas a decisão tem que ser vida vivida;, disse. Argumentou que Simone ocupava apenas uma posição subalterna na empresa SMP e que executava demandas passadas pelos sócios, não tendo qualquer poder de decisão, mesmo sendo diretora administrativa e financeira da empresa. ;Isso não lhe conferia nenhuma autonomia, nenhum poder de mando;.
Leonardo Isaac arrancou risos dos presentes no plenário aos dizer que há uma "banalização" do uso dos termos bando e quadrilha. " Até na novela das oito, a Carminha disse que ia processar a Nina por bando ou quadrilha", disse. O defensor citou um trecho da música ;Apesar de você;, do cantor Chico Buarque, para finalizar a sustentação. ;Você que inventou o pecado, esqueceu-se de inventar o perdão;.