postado em 13/08/2012 19:13
O advogado Itapuã Prestes de Messias, defensor de Emerson Palmieri, afirmou, durante a sustentação oral no processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), que o repasse de recursos do PT ao PTB eram legais e destinados ao pagamento de dívidas de campanhas eleitorais. ;Para a captação de recursos é possível transferência de um partido ao outro;, disse.Para Messias, a denúncia é ;irresponsável;. ;É uma peça tendenciosa, porque pretende ser uma sentença", disse sobre a peça de acusação do Ministério Público Federal (MPF).
De acordo com MPF, Palmieri participou das negociações em que o PT prometeu repassar R$ 20 milhões para o PTB. O secretário, que atuava como tesoureiro informal do partido de Roberto Jefferson, teria ajudado a negociar R$ 4 milhões do publicitário Marcos Valério para o PTB, tendo recebido esse valor.
Palmieri é acusado de intermediar a compra de apoio político entre o PTB e o PT e responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, podendo ser condenado de sete a 40 anos de prisão.
Seu advogado destacou que acusação do MPF ao réus do processo da Ação Penal 470 foi baseada em denúncias de Emerson Palmieri. Para Messias, o Ministério Público não aprofundou a apuração das informações repassadas por seu cliente. "[Palmieri] É o segundo denunciante. Não é delator, como quiseram alguns. Porque delator é quem participou e entregou. Denunciante, não. Denunciante é quem viu e tentou os caminhos próprios [..]. Vossa excelência [o procurador-geral da República, Roberto Gurgel] calou o denunciante. Nada mais se descobriu", alegou Messias.
[SAIBAMAIS]Por várias vezes, o advogado reforçou a tese de que o réu desconhecia a origem do dinheiro e que não há descrição de conduta nos casos para incriminar Palmieri. "Era preciso desmoralizar Emerson Palmieri, cortando, assim, uma das pernas de sustentação de Roberto Jefferson", disse. ;Podia estar descrito que o senhor Emerson Palmieri colocou o Jair dos Santos [que fez saques para um deputado] em um balão, que levou ele para sacar o dinheiro. Mas não, não tem nenhuma descrição na denúncia do que ele fez", concluiu.
Ao final da sustentação oral, Messias elogiou a atuação do ministro do STF Antonio Dias Toffoli. ;Tive a honra de atuar com ele em vários tribunais. A presença dele é um prenúncio;. O advogado encerrou a defesa sustentando que ;ninguém será condenado se não estiver amplamente demonstrado nos autos;.
Atualmente, Emerson Palmieri ocupa o cargo de primeiro-secretário do PTB.