OsNomesDoMensalao

Símbolo do processo do mensalão, Marcus Valério responde a 136 acusações

Ana Maria Campos, Helena Mader
postado em 26/08/2012 09:38
O empresário Marcos Valério é o símbolo do processo do mensalão. Está em todas as situações descritas na denúncia da Procuradoria Geral da República e responde a 136 acusações. Só no crime de lavagem de dinheiro, são 65 imputações. Em evasão de divisas, são 53. Sem contar corrupção ativa, relacionado 11 vezes, e peculato, outras seis. Tudo isso alinhavado na participação em formação de quadrilha. Se o suposto operador do mensalão for condenado como quer o Ministério Público, a pena pode passar de um milênio, caso sejam aplicadas as punições máximas previstas no Código Penal ; seriam 1.605 anos.



Uma pena como essa nunca seria aplicada, até porque ninguém pode passar mais do que 30 anos na prisão. Mesmo assim, Marcos Valério corre o risco de passar uma longa temporada detido, em cumprimento a regime inicialmente fechado, principalmente se for reconhecido o chamado concurso material, requerido pelo Ministério Público, ou seja, cada crime será analisado separadamente.

[SAIBAMAIS]Nesse caso, as penas são somadas. Se ficar caracterizado crime continuado, quando todas as ações têm conexão entre si, vale a pena maior de cada ilícito, que é aumentada em até dois terços. Esse é o desejo da defesa.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação