O julgamento do mensalão iniciou ontem a análise dos crimes cometidos pelo chamado núcleo político do esquema, que envolve figuras de peso no cenário nacional, como o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, o ex-presidente nacional do PT José Genoino e o secretário-geral do PR, deputado Valdemar Costa Neto (SP). Cada um deles acompanhará de maneira distinta a atual fase do processo. Genoino e Jefferson ainda terão o agravante de dividir as atenções entre o debate dos ministros do Supremo e a recuperação de problemas de saúde sofridos recentemente.
Ex-presidente do PT e responsável por avalizar os empréstimos contraído pelo partido com os bancos Rural e BMG, Genoino constatou, na semana passada, durante um check-up de rotina, a obstrução de uma das artérias do coração. Estava prevista para a tarde de ontem um cateterismo para os médicos avaliarem a extensão do problema. ;Caso o exame em si não resolva, não está descartada a implantação de um stent cardíaco;, confirmou ao Correio o advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco.
O assessor especial do Ministério da Defesa, que tirou férias no início do julgamento do STF, prorrogou o período de descanso com uma licença para cuidar da saúde. ;É claro que ele está ansioso e com expectativa quanto aos desdobramentos do julgamento. Mas não está deprimido como algumas pessoas têm dito por aí;, completou Luiz Fernando Pacheco.
O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, também está em fase de recuperação. Ele sofreu uma infecção intestinal. A expectativa é de que a alta seja dada amanhã. ;Ele não me disse onde acompanhará o julgamento, mas com certeza, ele estará assistindo;, confirmou o advogado do petebista, Luiz Francisco Barbosa.
Como está em convalescença, inclusive da cirurgia para a retirada de um câncer no pâncreas, é provável que o presidente do PTB acompanhe a maior parte do julgamento no apartamento na Barra da Tijuca. Ou na casa de campo, em um município do norte fluminense chamado Comendador Levy Gasparian, próximo à fronteira com Minas Gerais. ;Eu brinco com ele que parece uma casa de padres, as obras não param nunca;, provoca o advogado, dizendo que o cliente mantém a confiança, já que seu caso não tem qualquer relação com os julgados anteriormente.
Blog
O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu ; que rompeu o silêncio sugerido por assessores e defensores ao dar uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo e disse que não pretende fugir do país ; deve manter o comportamento que adotou desde o início do julgamento: evitar assistir aos debates ao vivo. Nessas horas, Dirceu normalmente ocupa-se com as publicações em seu blog, as articulação políticas do PT nessa fase de eleições municipais e com as visitas que recebe desde que o mensalão começou a ser analisado no Supremo. Para não ficar alheio ao que está acontecendo, optou por ver as notícias veiculadas nos telejornais e a fazer uma análise minuciosa de todo o material publicado nos sites, blog e jornais sobre os desdobramentos da ação penal do mensalão.
Já o secretário-geral do PR, Valdemar Costa Neto (SP), prometeu a pessoas próximas que, pelo menos ontem, abriria espaço na agenda para assistir aos trabalhos do Supremo. Como uma das principais lideranças do partido, Valdemar tem mantido uma extensa agenda de viagens para verificar as disputas municipais em todo o país. Apenas nas duas últimas semanas, ele esteve em cinco estados diferentes.
"É claro que ele está ansioso e com expectativa quanto aos desdobramentos do julgamento. Mas não está deprimido como algumas pessoas têm dito por aí"
Luiz Fernando Pacheco, advogado de José Genoin